Educação a distância, um novo caminho

A educação a distância vem se tornando cada vez mais significativa para muitos que querem aprender. É através desse novo método de ensino que muitos estão se socializando e obtendo experiências que contribuem para um ensino de qualidade e uma dimensão diversificada dos estudos. “Estamos numa fase de transição na educação a distância”(José Manuel Moran,1994),na qual novas interações são intercaladas,como as onlines.

Palavras-chave: educação a distância, comprometimento, crescimento

Jacqueline Calisto Costa


Introdução:

Com passar do tempo houve uma preocupação significativa com a disseminação do acesso a educação para atender a grande quantidade de alunos, com isso evidenciou a importância da educação a distância, realizada antigamente por meios de correspondências, rádios e até mesmo televisão. Com a evolução das tecnologias os alunos e também os professores passaram a ter mais facilidade para aprender e ensinar respectivamente, pois novos meios surgiram como os computadores, a internet, facilitando assim o aprendizado do aluno, com isso ocorrendo um aumento nessa nova maneira de se aprender e educar.

Desenvolvimento:

Essa nova maneira de se educar já está sendo usada para tornar a educação acessível às pessoas que por algum motivo não podem ir a escola, como por exemplo, as pessoas que residem em locais isolados,de difícil acesso ou até mesmo aqueles que não possuem condições de cursar um ensino regular.                        “ A educação a distância não é um fast-food em que o aluno se serve de algo pronto”(José Manuel Moran). O aluno que pretende ingressar nessa nova maneira de aprender tem que ter a consciência de que é um ensino como se fosse uma sala de aula, onde a palavra comprometimento se torna fundamental, pois assim conseguirá obter um ensino de qualidade e aprender de fato o que lhe foi proposto.                    É importante compreender que os desafios da educação a distância são congruentes com os desafios do sistema educacional, ou seja, o fato do aluno estar em frente a qualquer meio de comunicação não muda em nada no seu compromisso em aprender. O aluno pode usufruir de diverso ambientes digitais pelo qual irá aprender. Esses ambientes digitais de aprendizagem são os chamados sistemas computacionais disponíveis na internet, permitindo integrar múltiplas mídias e recursos, apresentando informações de maneira organizada, desenvolvendo interações entre pessoas e objetos de conhecimento. Essas atividades se desenvolvem no tempo, ritmo e espaço em que cada participante se localiza.                                        Os recursos do ambientes digitais de aprendizagem são praticamente os mesmos existentes na internet, como os fóruns, bate papo,banco de recurso,programas e outros.        Temos educação on line,a educação a distância e a e-learning que são termos usuais da área, porém não podemos nos esquecer que não são congruentes entre si. Cada um possui sua característica própria, no nosso caso o foco se trata da educação a distância. É denominada assim, devido à noção de distancia física entre aluno e o professor, podendo realizar-se pelo uso de diferentes meios, como rádios, Tvs, computador, internet e outras técnicas que possibilitem a comunicação.                As possibilidades educacionais que se temos são diversas e práticas, temos como um exemplo o alargamento da banda de transmissão, como acontece na TV a cabo, tornando-se mais fácil poder ver-nos e ouvir-nos a distancia.                    A educação a distância vem crescendo cada vez mais e isso nos mostra que as pessoas estão mais interessadas em aprender e obter conhecimentos em outras áreas.

Podemos notar com os dados que o crescimento vem sendo significativo e que a cada ano que passa números vão crescendo. Segundo dados do ABRAEAD ( Anúario Brasileiro Estático de Educação aberta e a Distância) mostram que houve um crescimento de 62% de alunos que estudam no sistema a distância. O número chegou a 1,2 milhão de aluno no ano de 2005.                                    Mas infelizmente ainda encontramos organizações que visão apenas o lucro,como nos diz José Manuel Moran, onde números de alunos estão se multiplicando e o de professores diminuindo. Mas temos os que oferecem cursos de qualidade, integrando tecnologias e propostas pedagógicas inovadoras, com foco na aprendizagem.

Conclusão:

O ensino a distância é de fato algo inovador que pode atender milhões de pessoas que procuram uma nova maneira de aprender, por motivos diversos. Isso fará com que o aluno interaja com outras pessoas espalhadas pelos diversos lugares, proporcionando não apenas o aprendizado, mas sim trocas de experiências, facilidades diversas e também a inclusão digital que vem se tornando o marco forte do mundo digital.
Referências Bibliográficas:

José Manuel Moran (especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância) , O que é educação a distância.

http://www.universia.com.br/ead/materia.jsp?materia=10837
http://ensinoadistancia.wikidot.com/crescimento:estatistica-dados-brasileiros

Comments are closed.