Kesslers Knigge e uma aproximação entre Alemanha e Brasil

Link para o artigo em PDF: http://www.textolivre.pro.br/blog/UEADSL/2010_2/artigosPDF/index.php

Os comentários devem ser feitos aqui no blog mesmo.

5 thoughts on “Kesslers Knigge e uma aproximação entre Alemanha e Brasil

  1. Cíntia,
    achei interessante a forma como você abordou o tema escolhido e a aproximação que fez entre a Alemanha e o Brasil. Sugiro que você continue investindo nesse trabalho… Ele pode lhe render bons frutos.
    Um abraço,
    Luciana

  2. Cíntia,

    parabéns pelo seu texto, muito interessante e desperta o interesse pela língua e cultura alemãs. Sou aluno da graduação em alemão na FALE e, certamente, para complementar meu aprendizado usarei o YouTube e os vídeos que você recomenda.

  3. Luciana, muito obrigada. Eu acho o tema realmente interessante e tento a todo momento em minhas aulas diminuir a distância cultural, nem sempre com sucesso, é claro.

  4. Cássio,

    o You Tube é um recurso audiovisual muito interesse para nós que estudamos alemão e não temos tanto contato com o idioma e a cultura alemã. Além do Kessler, há outros vídeos bem interessantes e com outras termáticas também.

  5. É muito interessante o uso de ferramentas modernas para incrementar ensinos que existem a décadas. Não só o youtube, mas o acesso a filmes e diversas outras expressões audiovisuais, seja por streaming ou por download, é uma idéia fantástica no complemento do aprendizado de línguas.