Conhecendo as Ações de Educação a Distância da UFMG

Nas últimas décadas, a UFMG vem atuando em diversos projetos de Educação a Distância (EaD), que incluem atividades de ensino, pesquisa e extensão. No intuito de dar maior visibilidade às ações vinculadas ao Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED/UFMG) será apresentado um panorama da EaD no cenário nacional e no âmbito da UFMG. Espera-se que tais informações possam subsidiar a discussão de uma política de EaD na universidade que atenda à demanda por novos cursos e fortaleça a convergência do ensino presencial e a distância.
Autores: Wagner José Corradi Barbosa

Assista a VIDEOCONFERÊNCIA aqui

10 thoughts on “Conhecendo as Ações de Educação a Distância da UFMG

  1. Wagner,
    muito obrigada pela exposição cuidadosa e clara da EAD na UFMG, foi incrível conhecer o tudo que se faz por aqui e a gente mal vê, exatamente essa visibilidade à qual você se refere. Várias vezes colegas de outras universidades me falaram sobre a UFMG como referência nacional para o ensino a distânia, e não é pra menos.
    Parabéns meeesmo 😉
    Abraço,
    Ana Matte

    • Ana,

      Você e sua equipe é que merecem todo o nosso apoio. Esse evento é uma oportunidade ímpar e fará parte de todas as divulgações futuras da EaD da UFMG.

      Sucesso, w.

  2. Prezado Wagner,
    Parabéns pela sua conferência. Ela nos permite visualizar o relevante investimento que a UFMG tem feito nesse campo e por isso, é sem dúvida referência nesse campo. Trata-se de uma modalidade que qualifica e alarga o processo educacional, instrumento contemporâneo valioso para nos auxiliar no desenvolvimento. Além disso, a metodologia consegue, em um país como o Brasil, de proporções geográficas gigantescas, contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais, bem como promover o bem comum, formação, qualidade de vida, educação e cidadania.

    • Prezada Suzana,

      O desafio agora é fazer com que a convergência presencial – EaD se efetive em todos os termos. Estamos trabalhando bastante para a institucionalização da modalidade na UFMG. Tenho certeza que isso nos ajudará a trazer os frutos da transformação social. Ou seja, a EaD também como instrumento de transformação social.

      Abraços,w.

  3. Wagner, é de grande relevância ler seu trabalho e conhecer possibilidades oferecidas nesse campo e que passamos pela UFMG sem saber delas. Vejo na EaD um potencial de alavancar a educação no Brasil.

    • Isso mesmo, Denise.
      O potencial é grande, mas os desafios também. Mas me parece que o maior deles é que as pessoas desconhecem a maior parte do que já é feito.

      Abraços,w.

    • Prezada Denise,

      Sem dúvida, o potencial é enorme. Mas o maior deles é justamente o desconhecimento do que já é feito.

      Grande abraço, w.

  4. Que panorama excepcional, professor Wagner. Conheço só a ponta do iceberg da EaD.
    Mas ficou faltando uma parte do video?

    • Prezada Denise,

      Obrigado pelo comentário. Vou verificar com a organização.

      Temos muito ainda a fazer.

      Grande abraço, w.

  5. 2015 e tem gente com coragem de falar que EaD é mais fácil…

    Infelizmente deu uma travada em 12’32”.

    Mas eu estava gostando.