O dicionário online de língua como importante recurso didático

O dicionário de língua é o acervo de registro do léxico, dotado de critérios e sistematizações para a catalogação e o acomodamento das entradas e definições que nele estão presentes. No âmbito escolar, sua importância vem ganhando espaço à medida que aumenta a preocupação com o ensino do léxico. Neste trabalho, destacamos seis dicionários de livre acesso na internet e, com o uso deles, propomos atividades educacionais que vão além do livro didático, explorando as palavras, suas formações e seus sentidos.

Palavras-chave: dicionário online; dicionário de língua; ensino do léxico.
Autores: Geraldo Jose Rodrigues Liska

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

26 thoughts on “O dicionário online de língua como importante recurso didático

  1. Gostei da argumentação baseada na Lexicografia para estimular o uso de dicionários digitais em sala de aula. Muito bom!

  2. Muito importante essa abordagem sobre os dicionários digitais e sua utilização em sala de aula. Porém, de que maneira poderia ser ampliado esse recurso nas escolas? E como os dicionários onlines podem se tornar mais acessíveis?

    • Olá, Vinícius! Acredito nos dicionários onlines já são mais acessíveis por não precisarem ser instalados no computador e não necessitam de chave de acesso como os eletrônicos. Eu mesmo, ainda tendo o Aurélio, o Houaiss e o Michaelis eletrônicos em meu computador, sempre estou mais de olho no Aulete e o recomendo para todo mundo. Inclusive pelo smartphone!

      Disponibilizei uma pasta no Google Drive para quem quiser se inteirar mais sobre dicionários! Dentro dela há outras duas pastas: Uma com artigos relevantes sobre o assunto em pdf, e outra com eslaides tratando da tipologia e estrutura dos dicionários. https://drive.google.com/folderview?id=0B7MbHz6pcQ7ufkhPS1BIRmI5aDM2ZUQ2ajAzZUhvdDk3Q01JUWI0cW5uYmlrMTNXT1F1NU0&usp=sharing

  3. Muito interessante a abordagem do artigo, que desconstrói a visão do dicionário apenas como um instrumento de consulta e o coloca como uma importante ferramenta de ensino e aprendizagem. Essa visão precisa ser mais divulgada a fim de que nós, como alunos e futuros professores, possamos enxergar o dicionário como um potente aliado na construção do conhecimento.

  4. Olá! Muito interessante sua pesquisa. Tenho investigado sobre o uso de alguns recursos na internet e uma de minhas preocupações situa-se no investimento desses instrumentos em sala de aula. Gostaria de saber se há algum tutorial para o uso desses dicionários, bem como algumas dicas para um uso mais efetivo, ou seja, atalhos importantes.

    • Olá, Josiane! Existe sim um tutorial, que é inclusive distribuído pelo Ministério da Educação, elaborado pelo Prof. Egon de Oliveira Rangel: http://goo.gl/tJ5T8y
      Vale a pena conferi-lo!
      Caso tenha interesse em adquirir um livro de exercícios, a Profa. Maria da Graça Krieger publicou um excelente pela Lexicon Editora: https://goo.gl/QS6nza

      Disponibilizei uma pasta no Google Drive para quem quiser se inteirar mais sobre dicionários! Dentro dela há outras duas pastas: Uma com artigos relevantes sobre o assunto em pdf, e outra com eslaides tratando da tipologia e estrutura dos dicionários: https://goo.gl/diF0zZ

  5. Olá pessoal! Existe um tutorial sobre o uso de dicionários na sala de aula, distribuído pelo Ministério da Educação, elaborado pelo Prof. Egon de Oliveira Rangel: http://goo.gl/tJ5T8y
    Vale a pena conferi-lo!

    Caso tenham interesse em adquirir um livro de exercícios, a Profa. Maria da Graça Krieger publicou um excelente pela Lexicon Editora: https://goo.gl/QS6nza

    Disponibilizei uma pasta no Google Drive para quem quiser se inteirar mais sobre dicionários! Dentro dela há outras duas pastas: Uma com artigos relevantes sobre o assunto em pdf, e outra com eslaides tratando da tipologia e estrutura dos dicionários: https://goo.gl/diF0zZ

  6. Parabéns, Geraldo, pela escolha do assunto e pelo artigo. O dicionário é um instrumento muito importante, tanto para ensino de língua estrangeira quanto para a o ensino da língua materna. Acredito que seu uso deveria ser incentivado desde o início do letramento, a partir do momento que o aluno já tenha habilidade para utilizá-lo. Infelizmente, o que se vê é o uso apenas para “cumprir tabela” nos anos iniciais do fundamental e o abandono nos demais anos e no ensino médio. O dicionário deveria ser um companheiro constante do aluno leitor e escritor. Os dicionários online podem recuperar esse uso, se apresentarem interface interessante e atrativa para nosso novo público. Todos os dicionários citados possuem estrutura bem tradicional, até onde sei. Você sabe dizer de algum que seja mais inovador em questão de interface, por exemplo? Abraço.

    • Bom dia, Cristina!
      Muito obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha gostado do trabalho!
      De todos que eu citei no trabalho, o melhor na minha opinião é o Aulete (http://www.aulete.com.br/). Acho sua interface muito boa, embora siga a estrutura dos dicionários impressos, mas pelo menos separa os sentidos registrados, não fazendo aquela confusão com um atrás do outro. Palavras como “deixar”, que tem 20 acepções e mais um tanto de combinações, ficavam bem confuso. Quando puder, compare a entrada desse verbo no Aulete e em um dicionário impresso. Além disso, há um dicionário analógico, que apresenta palavras em relação, que pode ser visualizado por meio de um esquema no canto inferior direito da tela. Você poderá observá-lo usando o mesmo verbo como teste.
      Abraço,
      Geraldo

  7. Muito bom seu artigo, parabéns! É muito importante desmitificar aquela ideia de que dicionário é instrumento para quem não sabe o básico. Além do mais, um dicionário online excluiria o fardo que todo aluno argumenta de levar um livro grande na mochila. A consulta é importante tanto para aumentar o vocabulário quanto para prevenir o uso inadequado em um contexto, formando sempre leitores e escritores melhores.

    • Bom dia, Cristina!
      Muito obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha gostado do trabalho!
      Realmente, já não basta a série de livros didáticos que o aluno deve carregar todo dia, um para cada disciplina, e ainda ter que carregar um dicionário. Mesmo que seja o pequeno, mini, que muita gente confunde com dicionário escolar (o mini é só um recorte, muitas vezes nem tem orientação para uma aplicação pedagógica e não é adequado para o público em fase escolar, como linguagem dificultada por exemplo, sendo mais um ctrl+c ctrl+v do maior).
      Abraço,
      Geraldo

  8. Muito bom seu artigo! Parabéns. É fundamental desmistificarmos aquela velha opinião de que dicionário é instrumento para quem não sabe o básico, sendo caso de envergonhamento por aqueles que o consultam. Além do mais, uma ferramenta online excluiria aquele argumento tipico de que o dicionário é um peso na mochila. A consulta aumenta o vocabulário e evita usos inadequados para o contexto de um texto, formando escritores e leitores melhores.

    • Bom dia, Isabela!
      Muito obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha gostado do trabalho!
      Realmente, já não basta a série de livros didáticos que o aluno deve carregar todo dia, um para cada disciplina, e ainda ter que carregar um dicionário. Mesmo que seja o pequeno, mini, que muita gente confunde com dicionário escolar (o mini é só um recorte, muitas vezes nem tem orientação para uma aplicação pedagógica e não é adequado para o público em fase escolar, como linguagem dificultada por exemplo, sendo mais um ctrl+c ctrl+v do maior).
      Abraço,
      Geraldo

  9. Parabéns pelo artigo! Sou professora e estou sempre pesquisando novas ferramentas e formas diferentes de trabalhar com as tradicionais. O artigo contribui, certamente, com sua abordagem sobre o uso desta ferramenta tão importante no ensino e aprendizagem da língua, dentro da sala de aula. Lidar com o dicionário de uma forma assim atual e interessante certamente ajudará bastante a despertar o interesse dos alunos para as atividades que requerem o seu uso.

    • Bom dia, Cristiane!
      Muito obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha gostado do trabalho!
      Abraço,
      Geraldo

  10. Olá, boa noite,
    Gostei bastante das atividade didáticas desenvolvidas, com ênfase lexicográfica, a partir dos (seis) dicionários apresentados. É uma forma muito interessante de estimular os alunos a utilizarem o dicionário, com propósitos específicos e desafiantes.
    Legal!

    • Bom dia, Cristina!
      Muito obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha gostado do trabalho!
      Abraço,
      Geraldo

    • Bom dia, Cristina!
      Muito obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha gostado do trabalho!

      Abraço,
      Geraldo

  11. Parabéns pelo trabalho Geraldo. Creio que a instrumentalização do dicionário é algo importante a ser tratado no ensino-aprendizagem hoje em dia, principalmente pelo fato de os alunos não terem mais consciência linguística no que estão escrevendo. O mundo virtual acaba trazendo benefícios e malefícios, e alguns dos malefícios é a não utilização correta para termos da língua. Fomentando o uso de dicionários em sala de aula traz benefícios no sentido de ensinar ao aluno a compreensão das significações dos verbetes.
    Atenciosamente,
    Carlos.

    • Bom dia, Carlos!
      Muito obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha gostado do trabalho!
      Abraço,
      Geraldo