Descrição de algumas atividades utilizando o celular em aulas de inglês

O uso de celulares, smart phones, tablets, gadgets em geral, juntamente com a internet e as redes sociais têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos, principalmente entre adolescentes e jovens, que chegam a ficar boa parte do tempo acessando esses aparelhos e suas funções para diferentes fins. Dessa forma, é comum a crítica de que o uso dessas ferramentas é prejudicial para estudantes, uma vez que são vistas como distractors que propiciam a falta de interesse dos estudantes por outras atividades. Diante dessa realidade se faz necessário pensar sobre as possibilidades de utilização de tais recursos na entrega do conhecimento ou até mesmo como motivadores. Este artigo pretende narrar algumas atividades (ou tentativas dessas) que lançaram mão desses recursos em sala de aula e como os alunos responderam às mesmas.
Palavras-chave: educação, tecnologias da educação, celular na educação, internet

Autores: Maíra Portugal

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

7 thoughts on “Descrição de algumas atividades utilizando o celular em aulas de inglês

  1. Achei bem interessante que, de certa forma, a apresentação dos recursos possui uma sequência praticável. Os exemplos estão claros e facilmente generalizáveis para outras situaçõs de ensino. Parabéns.

  2. Olá, Maíra!
    Gostei muito de seu trabalho. Interessante o modo como você apresenta variadas possibilidades de uso de recursos tecnológicos com bastante praticidade. Suas ideias não só destacam o aspecto pedagógico que o uso desses recursos pode adquirir em sala de aula como também a valiosa contribuição da ludicidade para a aprendizagem. Parabéns!

  3. Olá Maíra, gostei muito do tema escolhido. Os aparelhos celulares podem se tornar verdadeiros vilões quando ‘proibidos’ na sala de aula. Sua proposta certamente ajuda-nos como professores a utilizar essa ferramenta a nosso favor. Realmente gostei muito das atividades. Parabéns pelo trabalho.

  4. Parabéns Maíra,
    Seu artigo é muito interessante e traz excelentes sugestões de práticas em sala de aula usando celular, smart phones, tablets, gadgets em geral, equipamentos totalmente fascinantes para os alunos. Ideia inovadora para os profissionais.

  5. Parabéns
    Gostei muito do tema, acredito também na possibilidade das tecnologias móveis no caso da sua pesquisa o telefone celular auxiliarem no processo de ensino e aprendizagem.

  6. Boa noite, Maíra,

    Gostei muito de suas propostas de atividades, sobretudo o “icebreaker” com SMS.
    Não conhecia o site: //www.mob1le.com/sms.html do qual retirou exemplos.
    De fato, entre jovens e adolescentes esse tipo de atividade faz muito sucesso.

    Achei bacana também o Socrative (http://socrative.com/), para criar quizes e surveys.

    As atividades com a câmera e o uso de dicionários são muito interessantes.
    O mérito de seu artigo é fornecer atividades práticas, facilmente aplicáveis.
    Parabéns!

  7. Muito interessantes as propostas que seu trabalho apresenta, Maíra. Pensar na utilização dessas mídias como aliadas na educação é muito importante, principalmente porque já são ferramentas que estão presentes no dia a dia dos alunos e que contém, como os aplicativos, inúmeros recursos de grande valia para a construção do conhecimeento.
    Ótima reflexão!