Brincando e aprendendo com tecnologias digitais na escola: construindo sequência didática com o tablet na educação infantil

BRINCANDO E APRENDENDO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: CONSTRUINDO SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O TABLET NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este artigo tem como objetivo apresentar experiências de professores com as tecnologias digitais na Educação Infantil numa escola da rede municipal de ensino de Formiga. A metodologia envolveu a construção de sequências didáticas com o uso pedagógico de diferentes mídias digitais com o objetivo de explorar o lúdico e as brincadeiras. Os resultados destacaram a relevância da exploração do lúdico por meio das tecnologias digitais, possibilitando às crianças desenvolvimento cultural, apropriação de novos conhecimentos e maior sociabilidade.
Palavras-chave: Brincadeiras. Tecnologias Digitais. Sequência Didática. Ensino Fundamental.

Autores: Suzana dos Santos Gomes

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

19 thoughts on “Brincando e aprendendo com tecnologias digitais na escola: construindo sequência didática com o tablet na educação infantil

  1. Suzana, adorei seu trabalho e agora entendo muito bem o que a encantou no UEADSL: a ideia da aprendizagem pelo prazer e pela tecnologia. Num mundo em que o lúdico anda bastante conturbado, com as crianças sofrendo pressões para amadurecer mais rápido, seu trabalho surge como uma luz no fim do túnel, muito obrigada!
    bjs
    Ana Matte

  2. Olá Suzana, também gostei muito do seu texto, principalmente por instigar os profissionais da Educação a utilizarem as tecnologias em sala de aula ao seu favor, de maneira que essas ferramentas se tornam são auxiliares no processo ensino-aprendizagem.
    Muito bacana !
    Abraços,
    Rayana.

  3. Obrigada Ana Matte e Rayana,

    A expectativa é que os professores saibam explorar o potencial das tecnologias digitais de modo prazeroso. Brincando também se aprende. E as tecnologias podem ser nossas aliadas nesse processo.
    Abraços.
    Suzana

    • Uau! Isso era tudo o que precisava. Todos me dizem que sou sonhadora, mas seu texto me mostra como é possível, utilizar recursos e meios diferentes do habitual para promover a educação. E se assim o fizer, o conhecimento não estará prejudicado, será ampliado a partir de novas propostas e metodologias.
      Parabéns!
      Kátia Ariane

      • Kátia,
        Você tem toda razão. As tecnologias digitais podem ser relevantes no processo ensino-aprendizagem. A criança é curiosa, inquieta, quer saber os porquês de tudo. E o uso de metodologias interativas é uma aposta interessante. Obrigada.

        Suzana

  4. Parabéns Suzana!
    Seu artigo reflete o zelo e o seu comprometimento profissional com o processo ensino-aprendizagem desde a Educação Infantil.
    Sua pesquisa quanto a utilização do tablet para o desenvolvimento da aprendizagem por meio de sequência didática deve ser amplamente difundida para que demais profissionais conciliem a brincadeira e aprendizagem.
    Muito obrigada por nos presentear com esse belo artigo.
    Abraços,
    Leise

    • Obrigada Leise,

      Penso que é possível brincar e aprender na era digital.
      Aprendi isso com muitos professores da educação básica.
      Espero que este artigo instigue outros colegas professores para aventurarem na rica experiência articular mídias digitais e ensino.
      Abraços.
      Suzana

  5. para UEADSL

    Olá Suzana,
    Seu texto é muito construtivo e rico para os profissionais da educação na atualidade.
    Atualmente, explorar as tecnologias digitais na educação infantil é trazer para a sala de aula as experiências que as crianças vivenciam em casa com tais tecnologias, e explorá-las de forma lúdica, através sequências didáticas com objetivos educativos específicos. Nesse contexto, o professor tem papel mediador essencial ao explorar através do uso das tecnologias brincadeiras, vivências sociais, culturais e subjetivas das criança. Sabe-se que brincando se aprende, e se aprende de forma significativa, interativa.
    As sequencias didáticas pré-definidas para se explorar as tecnologias digitais em sala de aula, de acordo com cada faixa etária,fazem com que as mediações dos professores possam favorecer, por parte das crianças, a apreensão de conceitos intrassubjetivos, sociais, ideológicos, culturais,o desenvolvimento da capacidade inventiva e a exploração das diferentes linguagens da criança: oral, pictória, matemática, musical etc.
    Muito importante explorar as tecnologias digitais na educação atual.
    Parabéns.

    • Obrigada Samia,
      Fico imaginando você sensível e experiente … com um jeito especial para ligar com as crianças pequenas.
      Com certeza desenvolve sequências didáticas interessantes, explorando as tecnologias. Compartilhar conosco também suas vivências.
      Abraços. Suzana

  6. Suzana, eu fiquei encantada pelo seu texto porque ele realmente é instigante e motivador. Professores e estudiosos em educação só têm a ganhar com esse ideal de trabalhar com o lúdico no espaço da sala de aula, focalizando, principalmente, um ensino-aprendizagem prazeroso vinculado ao uso de tecnologias digitais. Parabéns!
    Abraços.
    Andréia

    • Obrigada Andreia,
      As tecnologias são ferramentas fundamentais e podem trazer inúmeras contribuições para o processo ensino-aprendizagem.
      Muitos professores já descobriram isso com as próprias crianças.

      Abraços.

      Suzana

  7. Prezada Suzana, seu texto é instigante e sugestivo por construir um diálogo entre o brincar da criança e a tecnologia. A tecnologia como um suporte a mais para o desenvolvimento da aprendizagem da criança é uma ideia que merece ser divulgada. Amei a sequência didática e irei colocá-la em prática! Parabéns por pensar a educação desde sua base!

  8. Olá, Suzana!
    Vivemos imersos nesse mundo digital e chega a me surpreender a relação das crianças, inclusive as bem pequeninas, com as tecnologias. Aproximá-las desses meios também na escola é entender/praticar o letramento efetivamente pelo que se espera: seu aspecto social. Parabéns pelo trabalho e que ele sirva para novas buscas.
    Josiane

    • Concordo com você Josiane,
      As crianças interagem com as tecnologias e fazem descobertas fantásticas.
      A escola pode promover de modo autêntico o letramento digital e o social.
      Obrigada.

      Suzana

  9. Como professora acredito que o uso das novas tecnologias em sala de aula cada vez mais contribui para a aproximação do aluno com o conteúdo estudado. O fato de hoje a grande maioria das pessoas terem acesso aos aparelhos eletrônicos facilita o acesso dos alunos aos conteúdos estudados e à ampliação de seu próprio estudo. O aluno tem a chance de se aprofundar nos conteúdos estudados em sala de aula e de buscar melhores recursos para a compreensão do que foi visto em aula. A experiência citada nesse artigo mostra uma junção de tecnologia com as novas teorias linguísticas em busca de levar o aluno a aprender de maneira mais leve e interativa. Eu acredito que esse tipo de aprendizagem é muito mais significativo para o aluno e o leva a refletir mais criticamente sobre seu aprendizado, pois o aluno consegue fazer uma conexão com o que vê na escola e o que ele vive.

    Achei muito interessante a proposta.

    Parabéns para a autora.

  10. Olá Suzana, boa noite,
    Obrigada por compartilhar o resultado de uma experiência tão legal. Fiquei surpresa com a receptividade das crianças do Infantil 3 (entre 3 e 4 anos) que já exploram o o Kid Box.
    Agora eu fiquei curiosa e com muita vontade de conhecer esse aplicativo, apesar de não trabalhar com educação infantil.
    Legal demais!

  11. Suzana, muito interessante sua discussão acerca do uso de tecnologias na escola!
    Nos dias atuais, devemos mesmo incluir tais ferramentas no cotidiano escolar e nada melhor que criar meios para que seja de modo positivo.

    Ótimo texto Professora, a senhora é um exemplo!