Aprendizado da língua alemã online

Link para o artigo em PDF: http://www.textolivre.pro.br/blog/UEADSL/2010_2/artigosPDF/index.php

Os comentários devem ser feitos aqui no blog mesmo.

41 thoughts on “Aprendizado da língua alemã online

  1. Achei muito interessante o sistema de aprendizado, tanto pela iniciativa, quanto pelas características como, por exemplo, a possibilidade de acessar o site em diversos idiomas. A única coisa que eu achei que ficou faltando foi disponibilizar o link para o site no texto. Sei que este está disponível no printscreen da tela, mas para acessa-lo eh necessário almentar o zoom do pdf, ler e depois digitar a url. Disponibilizar o link seria muito mais fácil para o leitor e levaria a mais acessos ao site a partir do artigo.

  2. Aprender uma língua estrangeira é bastante complicado, porém utilizando ferramentas como o site mostrado, há uma facilidade maior, visto que alia temas interessantes e diversos visando o ensino da língua. Dessa forma, as pessoas aprendem de um modo mais atraente.
    Porém, acredito que poderiam ter aprofundado um pouco mais no assunto.

  3. Muito interessante a abordagem deste assunto.Realmente a internet e os Software Livres podem ser utilizados em prol da educação.Eu mesma possuo interesse em outras línguas e fico satisfeita em saber que podemos ter um acesso tão fácil ao seu aprendizado.

  4. Também concordo que o aprendizado de uma língua estrangeira deveria ser feito em conjunto com o aprendizado da cultura dos países onde se fala esta língua. Neste sentido, achei o site apresentado por vocês muito interessante, tanto a metodologia de ensino quanto as ferramentas dele.

  5. O Ensino de línguas é uma tarefa importante e, aliada a recursos tecnologicos auxiliam ainda mais no aprendizado.
    O Texto ficou muito bom.. Gostei!

  6. Aprender línguas com o advento desses serviços pela internet ficou bem mais interessante e mais fácil aprender com os cursos presenciais.

  7. Aprender uma língua via internet é extremamente útil e facilitada , pois permite também uma interatividade com nativos da dada língua.

  8. É de extrema importância para qualquer profissão aprender outro idioma para contar como um diferencial no currículo. Tal aprendizado, contudo, pode ser bastante complicado. A Alemanha possui uma grande visibilidade na área da engenharia, por isso aprender a língua alemã é bastante interessante para um estudante de graduação em Engenharia Elétrica como eu. O ensino desta língua à distância, através do site em questão, facilita o aprendizado, uma vez que há a possibilidade de o aluno escolher entre mais de vinte línguas para navegar no site e também a plataforma de acordo com sua necessidade

  9. Artigo foi bem escrito com uma boa organização de ideias, onde o leitor consegue acompanhar facilmente toda fase de pesquisa e avaliação do site Deutsche Welle. A inserção de imagens com leiaute do site foi uma ótima ideia, mas poderia ter ficado melhor se tivesse passada antes por um editor de imagens para tirar as barras do navegador e do Windows. Mesmo assim estão de parabéns.

  10. Como aluno de lingua estrangeira podemos dizer com propriedade que a aquisição de uma língua vai muito além da fluência, pois sim uma junção de domínio gramatical associado a aquisição de valores culturais adivindo da língua. Absorver cultura, e principalmente através de humor, [e uma forma que prezo muito em meus professores, pois possibilita leveza e alegria no ensino.

    Muito massa seu tema.

    Parabéns!

  11. O título do trabalho me interessou bastante, pois estudo alemão e sempre procurei novas maneiras de aprofundar meus conhecimentos. Porém, como algumas pessoas comentaram, o artigo poderia ter aprofundado mais no tema, ficou meio vago, parecendo apenas uma propaganda do site. Além disso, faltaram as referências, enriqueceria o texto.

  12. Wagner,

    vc tem toda razão ! Disponibilizar o link do site em texto teria sido mais interessante para aqueles que gostariam de estabelecer um contato com o mesmo.
    Obrigada pela crítica construtiva!

    Lá vai: http://www.dw-world.de/

  13. Gabriela,

    sim, vc tem razão, principalmente em se tratando do alemão que é um idioma com o qual não temos muito contato. Nesta semana que passou , participei de um Colóquio sobre Walter benjamin -o pensador alemão- e além de ter sido muito bom pelo conteúdo, também o foi em função de ter ficado ouvindo alemão vindo de nativos, durante todo o tempo. Isso é raro!
    Quanto à sua crítica, lamentamos não ter alcançado sua expectativa. Na próxima oportunidade tentaremos melhorar o nosso desempenho. Vc teria alguma sugestão?
    De qualquer forma, obrigada!

  14. Bárbara, Karen e Marcelo,

    Obrigada pelo retorno. relamente, em se tratando de um idioma tão “diferente” e distante como o alemão, a ferramenta “internet” é muiro interesante. Mas o contato com a cultura e a língua “in natura” é também fundamental!
    Obrigada mais uma vez pelo interesse em nosso trabalho.

  15. Eduardo,

    os cursos resenciais são muito importante,não é???
    Mas as ferramentas são fantásticas tb porque também facilitam ao aluno levar adiante o estudo individual, longe dos olhos e auxílio do professor!

  16. Eliane,

    o fundamental para se aprender uma língua é entendê-la em seu contexto cultural,não é?
    Quando o site apresenta matérias acerca do cotidiano alemão, tudo faz mais sentido!

    Obrigada pelo retorno!

  17. Felipe Santana,

    A alemanha incentiva bastante o aprendizado de seu idioma e oferece muitas bolsas de estudo, principalmente em áreas técnicas. Já estuda alemão? Se não, espero que nossa pequena contribuição tenha o levado a refletir sobre esta possibilidade.

    Um abraço e obrigada pelo retorno.

  18. Felipe Silva,

    obrigada pelos elogios e pelas contribuições para a melhoria do trabalho! A idéia foi aproximá-los do “visual” do site, já que vivemos numa sociedade que se guia muito pelas informa~ções visuais.
    Da próxima vez já pensaremos no tratamento das imagens com mais carinho na execução do trabalho.

    Um abraço e obrigada !

  19. Heverton,

    obrigada pelo retorno. Acho que , inclusive, o humor tem como foco angariar aprendizes de alemão em idade mais tenra,a fim de acelerar o aprendizado, já que sabemos que quanto mais novo é o aluno, mais fácil se dá a aquisição do idioma.
    Já a questão cultural, além de nos aproximarmos do idioma, nos aproxima das pessoas, não é mesmo?

    Obrigada pelo retorno´!

  20. Olá, Mariana!

    Obrigada pelo retorno.Como já dissemos anteriormente e importante o retorno de vocês no que diz respeito ao nosso trabalho. Observaremos com mais carinho suas colocações e tentaremos melhorá-lo, ok ?
    No que diz respeito às referências, utilizamos o próprio site para desenvolver sua caracterização. Realmente, pode ter passado a imagem de uma propaganda, pois nós realmente gostamos muito dele e o utilizamos demais! Tentaremos desenvolver uma leitura mais crítica do mesmo, ok?
    E muito obrigada pelo retorno!!!!!

  21. Achei o artigo bem limpo, objetivo e direto ao ponto. Mostrou, através do próprio site no qual foi realizado um “estudo de caso”, como é o ensino da língua alemã para estrangeiros. Muito interessante. Acho que, como crítica construtiva, poderiam ter abordado mais a opinião de vocês (avaliação do grupo) e ter explicitado qual foi o motivo da realização de um artigo deste assunto específico. Mas ficou muito legal! Parabéns.

  22. Alexandre,

    obrigada pelo retorno!
    Na verdade, sou obrigada a concordar com vc!!!kkkk
    É que nós fomo/somos alunos de alemão na Fale e este site nos auxilia em muito! Então , adoramos o site!
    Obrigada pelo retorno, ok?

  23. Dei uma olhada no Deutsche Welle. Interessantíssimo, ferramenta extremamente útil pra quem quer se aprofundar na língua/cultura alemã e para conhecimentos básicos para uma viagem ou função específica. Boa escolha.

  24. Carolina,

    obrigada pelo retorno. Nós também gostamos muito do site e espero que vc tenha aproveitado bem… Quem sabe não se anima e começa a estudar o alemão, não é ???
    Valeu!

  25. Muito válido o artigo e muito bem escrito, diga-se de passagem. Como estudante da lingua alemã, achei muito interessante. Não tinha conhecimento desses vídeos, vou correndo me atualizar!

  26. Achei muito interessante o texto e o tema é muito bom,pois o ensinoc de uma lingua estrangeira on-line e de graça ,possibilita a muitas pessoas o acesso a uma lingua estrangeira de um modo mais rapido e pratico ,achei o Deutsche Welle um site muito bom para se aprender alemãoe até conheço outras que disponibilizam além do alemão varias outras linguas.

  27. Telma,

    obrigada pelo retorno. Dê uma olha nos vídeos sim.. Sempre tem umas atualidades naqueles destinados a nos informar acerca do “mundo alemão”.

    Até!

  28. Eclesios,

    obrigada pelo retorno positivo. Só acho que seria interessante ressaltar que, o site é mais uma ferramenta ( de excelente qualidade) de aprendizado. Ele não tem a capacidade de responder a todas as demandas para o aprendizado de um idioma, principalmente o alemão que, para nós brasileiros é um idioma relativamente difícil.

    Valeu!

  29. Como estudante de alemão, o meu parecer é positivo desde que seja apenas uma ferramenta e não o único caminho a se seguir, pois a troca em aula de conversação é extremamente proveitosa ao estudante de uma determinada lingua estrangeira. E dentro do alemão a pronuncia é bem diferente necessitando de uma dedicação alem da internet

  30. Gosto muito do site da Deutsche Welle e fico ainda mais entusiasmada com a possibilidade de aumentar a “Lernautonomie”. Nos países de língua alemã é mais recorrente, já na sociedade brasileira, devido a característica paternalista no processo de ensino/aprendizagem, não é algo que ocorra com a devida frequencia. Boa dica de site!

  31. Grupo,

    Parabéns pelo trabalho!
    Também concordo que o aprendizado de uma língua deve acontecer juntamente com o conhecimento da cultura dos povos que a falam.
    As figuras ajudaram muito a compreender o texto!
    Gostei de saber da existência desse site. Quem sabe, algum dia, eu passe a frequentá-lo também.
    Muito obrigado,

    Bruno Vianna

  32. Parabéns pelo trabalho!
    Realmente um curso de língua estrangeira via internet,é muito interessante.Onde desperta um interesse e uma dedicação maior nas pessoas que o fazem.

  33. Acho que usar o site como unico meio de aprendizado da língua seria insuficiente.Para mim, sites como este devem ser um dos instrumentos para aprender uma lingua, pois para quem e autodidata, sites que direcionam os estudos é de extrema importancia para não se perder. Mas muito legal o artigo de vocês. Ha tambem o site LIVEMOCHA que ensina varias liguas em diversos niveis de conhecimento, vale a pena das uma olhada.

  34. Mônica,

    sua colocação me parece muito adequada. O site é legal, mas só mais uma ferramenta!
    Nada supera o aprendizado cara a cara, principalmente uma visita ao país que tem a língua estudada como língua mãe.
    Obrigada pela pontuação!!!!

  35. Cíntia,

    o “lance” dos site é auxiliar o aluno na busca autônoma de aprendizado. Isso auxilia em muito na criação de um hábito de estudo, ponto fundamental no aprendizado de um idioma como o alemão que, para nós que falamos português não é lá muito fácil.

    Obrigada pelo comentário !

  36. Bruno,

    dê uma voltinha no Deutsch Welle e quem sabe não se anima no estudo do idioma alemão??

    Valeu!

  37. Danielle,

    é isso mesmo !!!
    O site pode incentivaer em muito!!! Mas nada de ser uma resposta para tudo, não é???

    Obrigada pelo retorno!

  38. Júlia,

    concordamos com você: o site é uma “força” , nunca a solução “fechadinha” para aquestão do aprendizado de uma idioma.
    É este o site a que vc se referiu?
    http://www.livemocha.com/

    Vamos dar uma olhada. Obrigada pela sugestão !!!!