Práticas Sociais e Letramento Digital dos Alunos do Ensino Médio

Pretendemos através com esse trabalho levantar os aspectos relacionados ao letramento digital dos alunos do Ensino Médio, relacionando suas práticas sociais que se dão em meios virtuais ou não, com as atuais propostas escolares de letramento digital. Para tal, realizaremos uma pesquisa bibliográfica, levantando trabalhos que abordem temáticas que envolvam as relações entre: tecnologia e escola, jovem e tecnologia, e ainda acerca dos processos de criação e reprodução da tecnologia na sociedade brasileira.
Autores: Judson Tulio Silva Evangelista

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

overlord59-tux-neo-matrixEste artigo recebeu Menção Honrosa pela Comissão Científica do UEADSL2015.1

9 thoughts on “Práticas Sociais e Letramento Digital dos Alunos do Ensino Médio

  1. Prezado Judson,
    Parabéns! Você traz um artigo interessante ao destacar que os jovens são nativos digitais e compete a escola explorar as contribuições do mundo digital no processo ensino-aprendizagem. Atenciosamente,
    Profa Suzana Gomes

    • Obrigado Suzana,
      sim a escola é um espaço que apresenta grandes possibilidades para explorar o mundo digital com todas as suas contribuições.

  2. Judson, parabéns pelo artigo. A escola tem um papel importantíssimo na disseminação da cultura digital. Entretanto, ainda temos que caminhar em muitos aspectos, não acha?!

    • Sim,
      A escola tem que caminha no sentido de se adaptar e contrapor (quando necessário)
      a todos os limites e possibilidades apresentadas pelas relações sociais instituídas em nossa sociedade.

  3. Prezado Judson, parabéns pelo artigo. Realmente, a escola tem um papel fundamental na disseminação da cultura digital entre os jovens. Entretanto, ainda temos muitos aspectos para resolver: não acha?

  4. Oi Judson!
    Adorei o seu trabalho. Muito bom ver o empenho de futuros professores no processo de mudança do conceito ensino-aprendizagem. Percebemos que hoje, os professores têm inúmeras ferramentas disponíveis para trabalhar, mas poucos saem da zona de conforto do ensino tradicional e cansativo!

    Parabéns!

    • Obrigado Rayana,
      Sim temos que aprender a captar as possibilidades presentes nas práticas sociais dos alunos.

  5. Judson,
    Há poucas pesquisas educacionais direcionadas ao Ensino Médio abordando as relações entre: tecnologia, escola e juventude. O seu artigo traz uma excelente contribuição para promover novas discussões acerca do papel da escola frente às formas pelas quais os jovens estão utilizando as tecnologias digitais.
    Parabéns!
    Andréia

    • Obrigado Andréia,
      Os alunos do Ensino Médio estão inseridos nas práticas e no imaginário tecnológico, a escola deve se adaptar a essa nova realidade.