Como Pesquisar em mídias interativas?

O propósito deste estudo é discutir os procedimentos e metodologias utilizadas para fazer pesquisa em mídias interativas. Pretendo trazer uma breve definição de metodologia de pesquisa, de mídias e interatividade e por fim trazer uma reflexão e provocar no leitor o censo critico quando se referir a pesquisa em novas mídias.

Autores: Wellyelton Gualberto de Brito Rodrigues, Márcio Costa de Oliveira
Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

13 thoughts on “Como Pesquisar em mídias interativas?

  1. Olá Wellyelton e Márcio, concordo plenamente que a pesquisa utilizando qualquer mídia requer conhecimento e interação com diversos hipertextos e linguagens específicas, e quando as utilizamos incorporamo-nas em nosso dia a dia. Bom trabalho!

  2. Parabéns pelo artigo bastante conciso que nortear uma questão tão atual, no qual discorre metodologias de fazer uma pesquisa em mídias interativas de maneira adequada. Excelente trabalho, Wellyelton e Márcio.

  3. Parabéns pelo seu artigo! Tema tratado é atual e de utilidade para estudantes e pesquisadores em geral.
    Em seu próximo artigo tenha um pouco mais de atenção no que se refere ao uso da norma culta.
    Sucesso!

    • Obrigado pelas palavras e pelo incentivo, as suas considerações serão consideradas em trabalhos futuros.

  4. “Para pesquisar em mídias interativas é necessário ter uma nova conjectura, não crer
    cegamente em tudo que se ver ou ouve, é crucial ser crítico, ler nas entrelinhas, ir atrás
    da autencidade das informações, não é pelo fato de que a informação seja de fácil acesso,
    que signifique que seja totalmente confiável. ”

    É interessante pensar na maneira como nos tornamos “reféns” das mídias interativas. Como foi ressaltado no artigo, é necessário verificar a veracidade das informações que circulam nesse meio. Por causa da facilidade de acesso e a rapidez em que tais informações se propagam pela rede, é muito fácil disseminar dados e informações que necessariamente não sejam verdades.

    • Prezada Kely, com base nessas mesmas indagações que nos motivaram e buscar referenciais teóricos e escrever sobre o tema, obrigado pelo feedback.

  5. Informações são muitas, mas a veracidade dela que fazem a diferença. Ótima abordagem!!!

  6. Parabéns pelo artigo,gostei muito de vocês terem enfatizado no final do artigo a respeito de nós termos uma postura crítica sobre qualquer informação que nós obtemos e refletirmos se realmente está tem alguma validade e credibilidade para confiarmos e ficarmos seguros sobre a idéia apresentada.Otimo desfecho,parabéns!

    • Olá Felipe, fico contente em saber que você gostou, e o objetivo é realmente despertar no leitor esse senso crítico.

  7. Parabéns aos Autores,

    Realmente devemos tomar cuidado com as informações colhidas para uma simples leitura com o objetivo de enriquecer nossos conhecimentos bem como de compartilhar com outras pessoas, uma vez que um volume enorme de informações trafegam pela internet diariamente e como saber o que é ou não é verdade?.