Os impactos do Software Livre na educacão

Com o avanço tecnológico em ritmo acelerado nos dias de hoje, percebe-se uma necessidade de atualização para que consigamos acompanhar as novidades tecnológicas, pois a cada versão de um hardware e software dita-se um novo paradigma de seu uso. Com base nessa necessidade nós, usuários, temos que estar sempre atualizados para que possamos acompanhar o mercado de trabalho, os meios educacionais e todas as questões sociais e comunicativas.
Relacionado a questões educativas, o Software Livre tem ganhado destaque na área pedagógica fazendo com que vários projetos utilizem-no como sua principal ferramenta educacional, pois o mesmo tem diversas vantagens como: custo, implementação, manutenção, customização das ferramentas para as diversas necessidades, liberdade de transição de ferramentas entre outras. Essa iniciativa gera um impacto, e esse impacto é o objeto de estudo de nossa pesquisa.
Autores: Paulo Roberto Boss Junior
Melina Gonçalves Almeida
Felipe Fernandes da Silva

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

Este trabalho recebeu MENÇÃO HONROSA no UEADSL2014.2!

14 thoughts on “Os impactos do Software Livre na educacão

  1. O tema abordado é bastante pertinente e os autores trazem três exemplo de plataformas educacionais que merecem uma atenção especial, pois as questões de formação profissional ainda são os grandes desafios a serem vencidos.

  2. Muito boas as colocações, imaginamos a contribuição que os Softwares Livres dão a “Educação Especial”. Eu mesmo já baixei alguns para atender alunos com algum tipo de deficiência em nossa escola, como o Mouse key (deficiência física e mental), o Dos vox (para deficiência visual) e os de jogos pelo site do NIEE – Núcleo de Informática em Educação Especial da UFRGS, contribuem tanto para deficiências como defasagens intelectuais. Salvem os autores desses softwares, grande contribuição para à Educação. Excelente texto Paulo, Melina e Felipe.

    • Olá Juliano, tudo bem?

      Fico contente que tenha gostado e comentado o trabalho. Gostaria de agradecer pelas informações dos softwares, Mouse Key e Dos vox, os quais não conhecia. Vou procurar mais informações pois, a Educação Especial, apesar de não ser abordada no nosso Artigo entendemos que está ligada ao assunto central e é de suma importância para o desenvolvimento educacional do nosso país.

      Obrigado novamente.

  3. O Tema abordado é de uma impostância muito grande por estar na nossa presença corriqueiramente e precisa sim ser mais trabalhado! ótimo artigo!

    • Muito obrigado Camila, fico feliz que tenha gostado.

      Assim como você esperamos que esse tema seja mais trabalhado para que a educação no nosso país saia ganhando, e muito.

      Abraços

  4. Parabéns pelo artigo.
    Esse dinheiro que as instituições gastariam com os softwares pagos, podem ser aplicados em outras áreas mais importantes para o ensino. Pensando nesse aspecto, a escolha do software livre é essencial.

    • Olá Pedro,

      foi para esse aspecto que tentamos chamar a atenção. Sendo dinheiro público, acreditamos que a escolha do software livre deveria ser obrigatória para assim economizar e utilizá-lo em outras áreas/demandas mas, infelizmente, não é o que acontece.

      Obrigado.

  5. Ótima abordagem sobre o tema. A tecnologia cada vez mais se encontrará com a educação. A experiência do Paulo deve ter contribuído bastante. Parabéns ao grupo!

  6. Obrigado Andre….a tecnologia é um instrumento indispensável para o desenvolvimento e o aprimoramento da educação!

  7. Que bom que os órgãos públicos começaram a adotar o SL na educação!
    Tema abordado de grande importância! Já que estamos a cada dia mais evoluídos tecnologicamente, é fundamental a adequação do ensino a essa nova era!

  8. Parabéns aos autores,

    Devemos sempre divulgar o que é bom, e os softwares livres traz para a sociedade como um todo e em especial para a educação de forma geral uma grande contribuição para a construção do conhecimento e mitigação da exclusão digital no nosso país.