Conhecimento Livre: A Democratização do Saber

Neste trabalho o grupo pretende trabalhar com o tema Cultura Livre, estabelecendo conexão com o âmbito virtual. Focaremos na disponibilidade do conhecimento livre e suas diversas plataformas, como por exemplo, o website Wikipédia e sua proposta de conhecimento reformulado e compartilhado. O objetivo da Cultura livre seria o acesso facilitado ao conteúdo e a democratização do ensino, sendo assim, analisaremos as informações coletadas por diversos ângulos, expondo pontos positivos e negativos. Procuraremos, também, demonstrar as dificuldades e restrições que o tema enfrenta.
Autores: Izabella Sabatini Sampaio Rocha
Otávio Augusto Resende Lima
André Filipe Xavier Ferreira
Débora Estevam Araújo

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

18 thoughts on “Conhecimento Livre: A Democratização do Saber

  1. O artigo define e discute de maneira satisfatória o tema cultura livre a partir de um resgate histórico e de um ótimo exemplar dessa cultura. Faltou apenas citar o autor da epígrafe.

  2. Izabella, Otávio, André e Débora o estudo de vocês vem ao encontro de como a educação está inserida nesse cenário aproveitando dessa liberdade cultural oportunizando o aluno a ser um criador, demonstrar suas habilidades e competências frentes a suas escritas eletrônicas. Ótimo tema!

    • O aluno contemporâneo já vive inserido neste contexto, basta aproveitar o ambiente para desenvolver e aprimorar suas competências e habilidades. Boa observação. Obrigado!

  3. Um tema muito bem desenvolvido, abordado um fato realmente importante que é a liberdade cultural e o poder de criação de quem está por detrás de uma tela.

  4. Ótima abordagem e conteúdo. É bem claro, objetivo e descreve bem esse processo de democratização da internet, sobretudo da Wikipédia. O contexto histórico mencionado foi fundamental para nos situar sobre a utilização da rede nos últimos tempos, além de destacar a importância de se obter uma mídia regularizada.
    Muito bom!

    • Nesse processo a Wikipédia demostrou pioneirismo e relevância que perdura até nos dias de hoje.
      Muito obrigado pelo comentário!

  5. Parabéns pelo artigo.
    O conhecimento e a cultura livre tem sempre que vir antes dos grandes lucros que não democratizam a informação e o saber.

  6. Parabéns por esse tema,devemos entender o uso dos meios tecnológicos para todos da sociedade,assim democratizando o seu acesso a todos que tem esse direito.

  7. O compartilhamento do conhecimento é a algo de grande importância nos dias de hoje! Parabéns pelo tema abordado!