Vantagens gerais da Educação a Distância (EDA)

Os Cursos de graduação da modalidade de Educação a Distância (EaD) têm o objetivo de eliminar a necessidade de deslocamento para estudar. A pessoa estuda por conta própria durante a semana através de material online, como vídeos e textos que podem ser acessados de qualquer lugar que tenha internet, e em um ou mais dias da semana assiste a uma aula online para tirar dúvidas (em alguns casos pode ser presencial).
Autores: Thales Tannous Mourao Cardoso
Augusto Luis Almeida Santos
Miguel Leite Laper
Vitor Donato Lustosa
Emerson Pinheiro Cardozo Junior

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

10 thoughts on “Vantagens gerais da Educação a Distância (EDA)

  1. A EAD pode mesmo ser muito útil na aproximação entre aluno e ensino, já que muitas vezes é só por meio da EAD que a pessoa tem acesso a uma universidade, por exemplo.

  2. Caros autores, Vocês focalizaram à EaD praticamente desde o ponto de vista da possibilidade de estudo individual, ficando difuso com a aprendizagem informal, assim como as possibilidades de estudo não formal (cursos de línguas online). Desde esse ponto de vista, talvez para futuros trabalhos poderiam pensar também na possibilidades das redes e comunidades virtuais de aprendizagem no estudo e aprendizagem a distância. Abraços,, Gonzalo

  3. Boa sua abordagem do EaD. Se bem planejada e com alunos bem organizados é uma boa alternativa. Em alguns casos, como alunos que têm problemas de horários e de deslocamento, vem a ser a solução. É necessário, porém, a utilização de profissionais devidamente capacitados para atuar nessa modalidade. O grupo acha que todas as universidades já estão mesmo preparadas para ministrar o ensino à distância? Parabéns pelo seu artigo.
    Agda Mendonça

  4. Boa tarde aos autores e demais leitores.

    O texto exposto cita as vantagens gerais a respeito a EAD, como o título do artigo propõe.

    O tema pode ser mais amplamente discutido em outros trabalhos, uma vez que é uma modalidade de ensino que vem se destacando, justamente pela flexibilidade que os alunos têm, se comparado ao ensino inteiramente presencial.

    Eu gostaria de citar a modalidade de ensino misto (blended-learning) , que une o melhor das tecnologias da EAD e do ensino presencial, provendo maior autonomia ao aluno. Dessa maneira o aluno requisita a presença do professor somente em momento em que carece de esclarecimento em assuntos que não compreendeu nos seus estudos independentes.

    Abraços.

  5. O artigo apresenta as vantagens básicas do ensino EAD, acredito que um detalhamento melhor destas vantagens e até mesmo uma comparação entre os custos de ensino tradicional e os custos de ensino a distancia poderia enriquecer em muito este trabalho assim como alguns dados.

  6. Os benefícios da EaD (apesar de estar “EDA” no título) foram bem trabalhados ao longo do texto, mas pouco foi dito sobre os pontos a serem desenvolvidos para que o leitor pudesse ter uma ideia real da situação dessa modalidade de ensino. Na opinião do grupo, já existe estrutura suficiente para que o ensino seja capaz de oferecer conteúdo equivalente aos cursos presenciais?

  7. Muito bom esse tema. A EAD a cada dia vem crescendo. Ainda caminha com algumas dificuldades, mas as vantagens podem superá-las com esforço e dedicação de quem busca essa modalidade de ensino.

  8. Achei o tema discutido um pouco amplo demais, mas mesmo assim a leitura do artigo me ajudou a conhecer mais sobre a EaD.
    Apenas um comentário: Não conheço o curso da Open English, citado por vcs, com profundidade, mas os comerciais televisivos da empresa me deixaram com uma péssima impressão a respeito deles. Isso porque o argumento do comercial se baseava muito em formas de se desvalorizar o ensino regular de línguas estrangeiras no país (em escolas de idiomas, com professores não nativos e com aulas presenciais). Acho que essa não seria a melhor forma de se valorizar a EaD, ou seja, desvalorizando as outras formas de ensino regular.

  9. Acredito muito que este modelo de EAD será o futuro da Educação e substituirá os moldes antigos. No entanto, ainda fico receoso com a performance atual destes cursos de Graduação, como por exemplo no começo deste ano cheguei a pesquisar alguns cursos e para a minha ignorância achei Engenharia Elétrica e Engenharia Civil a distância na Uniube (Universidade de Uberaba http://www.uniube.br/copese/ead/curso/c619/g/engenharia-eletrica.html ) e fiquei pensando como o mercado trataria um Engenheiro formado à distância? Será que o mercado já entende que isso é possível? Bom, tenho minhas dúvidas viu, mas concordo que este é o futuro!

  10. Muito bom artigo. Realmente a educação à distância tem uma comodidade incomparável e também requer responsabilidade. A Internet revolucionou o ensino à distância, proporcionando rapidez e facilidade no processo de expansão do conhecimento.