15 anos de KDE – 14h

A palestra vai abordar os 15 anos do KDE, que foram completados no último dia 14/10. O KDE é uma das maiores comunidades de software livre e esta palestra descreve a comunidade e sua história.

Começando Pequeno
Ainda me lembro da primeira vez que acessei o site do KDE, na época eu era estudante do segundo ano de Ciência da Computação na UFMG. O ano era 1997 e o KDE não havia completado um ano de existência. Naquela época praticamente toda semana saía um snapshot do código fonte e eu ficava ansioso para compilá-lo e testar as novidades. O que mais gostava no KDE era o fato de os programas serem integrados entre si, inclusive com a mesma aparência, o que gerava uma sensação de consistência que não se via em outros desktops da época.
14 de outubro de 1996 é considerada a data de nascimento do KDE. Nesta data Matthias Ettrich enviou uma mensagem para o grupo Usenet de.comp.os.linux.misc anunciando sua intenção de criar um desktop bonito e fácil de usar. (leia mais no artigo completo)
Autores: Lamarque V. Souza: lamarque em kde.org

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

6 thoughts on “15 anos de KDE – 14h

  1. O artigo está bastante completo, até por se tratar de um relato pessoal. O texto começa com a descrição do primeiro contato com a comunidade e acompanha a evolução do KDE, detalhando as mudanças por que passou de uma versão para outra.

    A única observação que faço refere-se à formatação, que não segue completamente as normas da ABNT. Fora isso, achei o trabalho muito bem redigido.

  2. Excelente artigo.
    Mostra um caso de sucesso do software livre e passa motivação para que cada vez mais pessoas contribuam com softwares livres.
    Parabéns!

  3. Ótimo artigo, o projeto KDE e sua comunidade são com certeza referências no mundo do software livre, por conseguirem aliar o diálogo com tecnologias não-livres à inovação e qualidade técnica dos releases do KDE SC.

  4. Olá,adorei o artigo! E podemos esperar que os software livre só irá aumentar! Muito bom mesmo!

  5. Parabéns pelo excelente artigo, Lamarque! A sua motivacao em contribuir, expressa em seu relato, me fez querer contribuir também! Abracos,Caroline

  6. Achei o texto muito bom, conta bem a história do KDE. Porém, acredito que poderia ser melhor adaptado para se enquadrar num formato de artigo. Poderia haver mais informções técnicas do software, tais como desempenho em relação a outros, usabilidade, mercado que atingiu, etc.

    De toda forma, é muito legal ver pessoas como você, que realmente contribuem para o crescimento do segmento de softwares livres.