Ferramenta para auxilio ao EAD baseada em código livre

Este trabalho apresenta a ferramenta LearnLoop no domínio dos softwares de auxí­lio ao ensino a  distância. O LearnLoop é um projeto de código livre que visa o suporte a um ambiente colaborativo entre alunos e professores. Com o objetivo de mensurar a aceitação da ferramenta por parte dos alunos, foram feitas entrevistas com estudantes do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Por fim, os resultados coletados foram analisados.

Palavras-chave: EAD; Educação a  Distância; LearnLoop; Software Livre.

Autores: Luiz Gustavo da Fonseca Ferreira: lgustavo.fonseca em gmail.com
Rafael Salvio Martins: rafael.salvio em gmail.com
Geraldo Ribeiro Franciscani Júnior: gfranciscani em gmail.com

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

14 thoughts on “Ferramenta para auxilio ao EAD baseada em código livre

  1. Sem sombra de dúvida, o LearnLoop é uma ótima opção no que diz respeito a software livre para Ensino a Distancia. Visto que a mesma é uma ferramenta robusta, de boa estabilidade, de boa usabilidade e desempenho.

    Me vejo habilitado para dizer isto, pois há 3 anos utilizo a ferramenta em algumas disciplinas da faculdade, e realmente acredito que está é uma ótima saída para tal.

  2. desculpem foi apenas um teste, pois não estou conseguindo baixar o artigo completo para ler. Pensei que tambem não seria possível postar.

    Organização, favor verficar, estou usando o chrome, o erro dá quando clico para baixar o artigo, pede usuário e senha, mas podem ver que estou logado

    Att,

  3. O LearnLoop é uma alternativa interessante de solução livre para EAD, e seu uso no DCC/UFMG precede a implantação do Moodle na UFMG. Trata-se de uma ferramenta muito flexível e de fácil utilização, que mostra o potencial do software livre e do EAD nas universidades atuais.

  4. Concordo com os comentários anteriores – já utilizei o LearnLoop em várias disciplinas, e posso dizer que trata-se de uma ferramenta estável, confiável e de interface bastante simples com o usuário final. É um exemplo de desenvolvimento de software livre para o Ensino a Distância que foi bem sucedido, e poderia ser expandido para outros departamentos da UFMG (atualmente, fica restrito ao DCC).

  5. Muito bom o trabalho de vocês, parabéns , gostei muito das explicações ,dos termos técnicos , dos gráficos , das análises dos gráficos ,e o tema em questão o LearnLoop, é uma ótima ferramenta , e concordo com o colega acima , ela deveria ser expandida para outros departamentos da UFMG, na minha opinião , para todos os departamentos .

  6. Também gostei muito do artigo que fizeram. Nunca utilizei este software mas, pelo trabalho que apresentaram, parece ser muito bom. Acho que este software deveria ser ampliado na UFMG e talvez vocês deram o primeiro passo para isso, uma divulgação formal. Parabéns.

  7. Muito bom e muito apropriado! Independentemente de opiniões e gostos pessoais, a idéia do “Ensino a Distância” é hoje uma realidade e nada indica que deixe de ser no futuro. Ao contrário. Em uma época baseada no fluxo de informações, vemos hoje soluções criativas de TI assomando a cada dia. Ora, nada mais natural que tomar o ensino formal como um caso particular de fluxo de informações e assumir que este pode, portanto, se beneficiar destas mesmas tecnologias emergentes.

    O LearnLoop é uma ferramenta que integra esse conjunto emergente de tecnologia e que goza, como mostrado no artigo, de considerável aceitação entre os alunos. Em um escopo mais local, é válido discutir as vantagens e desvantagens do LearnLoop em relação ao Moodle, este último utilizado na UFMG, vocês não acham?

    Parabéns!

  8. Achei muito interessante os argumentos presentes no texto que ampliam o conhecimento dos leitores a respeito de ferramentas de EAD que possam favorecer a relação entre alunos e professores.

  9. Muito bom e muito apropriado! Independentemente de opiniões e gostos pessoais, a idéia do “Ensino a Distância” é hoje uma realidade e nada indica que deixe de ser no futuro. Ao contrário. Em uma época baseada no fluxo de informações, vemos hoje soluções criativas de TI assomando a cada dia. Ora, nada mais natural que tomar o ensino formal como um caso particular de fluxo de informações e assumir que este pode, portanto, se beneficiar destas mesmas tecnologias emergentes.

    O LearnLoop é uma ferramenta que integra esse conjunto emergente de tecnologia e que goza, como mostrado no artigo, de considerável aceitação entre os alunos. Em um escopo mais local, é válido discutir as vantagens e desvantagens do LearnLoop em relação ao Moodle, este último utilizado na UFMG, vocês não acham?

    Parabéns!

  10. O trabalho realmente foi muito interessante. Primeiramente, porque ele ficou visualmente muito bem feito e, depois pelo conteúdo. Gostei muito das perguntas propostas e a conclusão da entrevista também me deixou muito satisfeita, pois sou totalmente a favor do ensino a distância.

  11. Muito bacana o trabalho. O ensino à distância é uma realidade presente nas universidades e faculdades dos mais variados ramos de atuação. A existência de um software livre como o Learn Loop para servir de base para a execução do ensino à distância, ou mesmo como uma ferramenta de auxílio à aulas presenciais, é de extrema importância para a comunidade acadêmica.
    Uma das críticas que observo a partir de opinião de alunos que utilizam plataformas online para EAD é a maior dificuldade de interação e grande diferença em relação à aulas presenciais. O que vocês pensam sobre isso e que medidas poderiam ser tomadas para melhorar plataformas como o LearnLoop neste sentido?

  12. Artigo interessante, que introduziu um novo conceito, o LearnLoop. Eu confesso que nunca ouvi falar da ferramenta, mas após o resultado encontrado pela entrevista, me pareceu uma boa ferramenta para o ensino a distância, e até mesmo me incentivou a buscar maiores informações sobre a mesma.

    Ótimo artigo.