O que é educação a distância

Educação a Distância um novo jeito de estudar, quando as vezes você não possui tempo e nem disponibilidade de estar em uma faculdade todos os dias.
Autores: Kíssila Moreira Coutinho: kissila.aqua em hotmail.com
Karina Cotoschi de Abreu: cotoschi.karina32 em gmail.com
Camila Cecília de Sousa: camila_cecilia em ymail.com­
Túlio Pacheco Boaventura: kissilage em hotmail.com

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

31 thoughts on “O que é educação a distância

  1. Texto com vários autores, mas com indícios de que apenas um é responsável pelo trabalho. Atentem-se à elaboração do texto.
    Trabalhem mais a análise e consistência textual.

  2. Na minha opinião, a Educação ou Ensino a distância (EAD) foi um caminho inevitável para o atual contexto nacional. Contexto este, que se explica pela globalização, a maior velocidade de informação, a falta de tempo das pessoas e etc.

    Vejo que o EAD tem muito a crescer nos próximos anos, devido ao fato de que a demanda também tende a crescer. Mas também percebo a crescente melhora no serviço por parte das instituições que prestam o serviço.

  3. OLÁ GALERA!
    O TEMA ESCOLHIDO POR VOCES PARA FAZER O ARTIGO É MUITO INTERESSANTE, TAMBÉM ESCOLHI O TEMA EAD.
    ASSIM COMO FOI COLOCADO, O ENSINO A DISTANCIA TEM PRÓS E CONTRAS E VOCES SE PREOCUPAM COM RELAÇÃO AOS CURSOS NÃO TEREM MUITA COBRANÇA E FICA A CRITÉRIO DO ALUNO SABER SE QUER SE ESFORÇAR PARA TIRAR PROVEITO DESTA OPORTUNIDADE OU SE QUER SÓ FAZER PARA TER UM DIPLOMA NA MÃO.SABEMOS QUE É COMPLICADO SABER A QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE UMA PESSOA FORMADA EM EAD, POIS GERALMENTE A DURAÇÃO DOS CURSOS SAO MENORES QUE OS CONVENCIONAIS E NÃO TEM AULAS PRATICAS, VOCÊS USARIAM QUE CRITERIO PARA CONTRATAR UMA PESSOA PARA TRABALHAR NUMA EMPRESA DE VOCES ,FORMADA EM EAD?

  4. O Ensino à Distância é sem dúvidas uma ferramenta que de grande potencial, e que verá seu uso tornar-se indispensável no ensino do século XXI. O problema atual desta prática é a adequação de alunos e professores a este novo paradigma, que requer mais disciplina e organização que sua versão presencial.

    Se bem implantado, o EAD se verá parte da solução para a insuficiência de meios na educação superior indiscutível em nossa sociedade.

  5. O tema Educação a distância tem sido muito debatido atualmente. Caiu até na prova do Enade 2011.Em uma questão dissertativa da prova pedia para que os candidatos apontassem se eram contra ou a favor a essa modalidade de ensino e quais eram as vantagens e desvantagens. Na minha opinião, Educação a distância e inevitavél, é a modalidade de ensino no futuro. Foi interessante analisar as respostas das pessoas intrevistadas e ver que esse assunto ainda é bem polêmico.

  6. A economia de tempo é apenas uma das vantagens da EAD e foi muito bem abordada pelo artigo. Na minha opinião, a maior vantagem da educação a distância é a flexibilização do tempo. O conteúdo torna-se persistente, não dependendo de um único momento como é a aula presencial. Isso possibilita a pessoas que trabalham e não possuem uma rotina extremamente definida possam ter um aprendizado continuado, adaptando os horários ao seu cotidiano.

  7. As questões levantadas pelo artigo quanto à definição e formas de aplicação da Ead foram bastante pertinentes. Foi bastante interessante ter desenvolvido o trabalho em torno de entrevistas que forneceram dados para que essa modalidade de ensino pudesse ser analisada. De fato, muitos se demontram contra à Ead, mas os argumentos que utilizam saõ muitas vezes falhos. A tecnologia é intrinseca ao mundo atual, aproveitar-se dela para se promover uma educação de qualdade à distancia é um dever na medida em que se tem como pressupostos o letramento digital e a democratização do ensino.

  8. Bom dia,

    O artigo aponta temas relevantes. Porém, vejo que a graduação à distância não é necessariamente para as pessoas que não podem freqüentar faculdades presencias porque trabalham. A Educação à distância é primordialmente para aqueles que não querem ou que não dispõe de meios para cursar uma graduação presencial por motivos diversos, como: falta de uma universidade na sua cidade, baixo recurso financeiro para mudar para uma cidade que possui uma faculdade, pouco meio de transporte, dentre outros.

  9. Boa Noite galera!!

    Então li o artigo de vocês. No que se diz educação a distância, seria uma forma de ensino onde o aluno não precisa necessariamente estar fisicamente em um ambiente escolar. Gostaria de saber qual seria o método de avaliação (notas, frequência, etc) aplicados e qual a possibilidade de estágio e inserção no mercado de trabalho desse aluno depois de formado?

  10. Educação a Distancia veio para variar a forma de aprendizado,uma das grandes vantagens da globalização, pois mostra que não só entre quatro paredes,uma sala de aula se pode adquirir conhecimentos académicos, e sob meu ponto de vista o aluno que recebe a educação a distancia pode sim estar a mesmo novel e ser comparado com o aluno presencial, pois depende do empenho de cada um!!!

  11. Sabemos que o ensino à distância tem muitas vantagens, principalmente em função da escassez de tempo, dificuldades de deslocamento e seus custos, característicos da sociedade atual. Entretanto considero problemática a questão da comprovação da aprendizagem por parte do aluno através desta tecnologia. Entendo ainda ser necessária a utilização de um suporte presencial (uma vez por semana, quinzena ou mês)para que o estudante possa comprovar “in loco” o que aprendeu e,o mais importante, trazer as suas dúvidas para serem sanadas diretamente com o professor ou monitores sempre que houver dificuldades de fazê-lo on-line, levando-se em consideração que muitos alunos não dominam completamente este método de aprendizagem.

  12. O tema escolhido por vocês é de muita importância em um país que a cada dia se rende mais ao uso de novas tecnologias e a uma vida mais corrida.

  13. Olá,

    Achei importante a escolha do tema Educação a distância pelo grupo. Contudo, por ser um tema polêmico, acho que vocês exploraram pouco essa temática. Poderiam ter desenvolvido mais os aspectos positivos, a fim de convencerem os leitores sobre os benéficios desse tipo de ensino.

  14. o tema é muito interessante.só acho que poderiam manter até o fim na 3ª pessoa ou na 1ª pessoa.ficou esquisito no inicio falaremos e depois na conclusão eu acho…

    abçs.

  15. Kíssila, a avaliação pode ser bastante rígida também em EAD. Muitos dos cursos a distância têm a sua avaliação de forma presencial – essa já é uma possibilidade de se manter a credibilidade – mas há cursos a distância que criam suas formas de avaliação a prova de malandragens.

    Eu conheço um curso de música em uma universidade americana (berkleemusic.com) em que o aluno é avaliado pelos seus trabalhos a cada semana, inclusive enviando gravações com sua própria voz.

    Respondendo às questões de algumas pessoas daqui, para se contratar alguém que se formou em curso a distância, é necessário se conhecer as instituições onde essas pessoas estudaram e saber como se dá a avaliação nelas.

    Na verdade, por experiência própria (eu dou aulas de música a distância), eu sinto que meus alunos a distância desempenham até melhor do que os presencias. Mas para explicar melhor a história seria muito longa…

    Remo Pellegrini
    remo cordaeventania.com.br

  16. Achei o artigo de vocês interessante, por apontar a divergência de opiniões que envolvem o ensino a distância. Acredito no bom funcionamento do EAD, pois assim como o ensino presencial, o aprendizado só é adquirido pelo esforço do aluno. Afinal, quantas vezes não vemos alunos matando aula ou mesmo dormindo na sala de aula, sem apresentar o mínimo interesse nas explicações do professor?

  17. Uma coisa é você cursar uma disciplina a distância como nós estamos fazendo, isso eu não vejo problema. Entretanto eu acho errado a pessoa fazer um curso inteiro a distância, para mim isso não deveria exisitir. Ora, se a qualidade dos cursos presenciais já pode ser questionada, como temos casos de analfabetos sendo aprovados em vestibulares, imagina o que pode estar acontecendo quando o professor não acompanha um aluno presencialmente.

  18. Muito bom o artigo de vocês.Gostei da pesquisa e da conclusão que vocês chegaram, porém o que vocês consideram um problema eu considero uma oportunidade de amadurecimento e crescimento, pois o EaD requer autonomia do aluno,coisa que na modalidade presencial não acontece.

    Parabéns ao grupo.
    Francine Andrade

  19. Olá Pessoal,
    Parabéns pelo artigo.
    O tema ficou ótimo e é de grande relevância ao nosso atual contexto. Eu vejo a modalidade de ensino à distância como uma forma de possibilitar o maior acesso à educação, fato que julgo muito importante. A ampliação do acesso ao ensino de qualidade é um dos caminhos para o desenvolvimento do nosso país, ao formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho.
    Abs,

  20. O tema é importante e bastante atual o trabalho ficou bom, mas poderia ter se aprofundado mais nos prós e contras.

    Acredito que o EAD é o futuro, daqui há algum tempo haverão infinitas opções de cursos à distância e os presenciais terão várias disciplinas a distancia e semi-presenciais.

    O que é preciso preocupar é a qualidade da educação, a forma e o rigor como são elaboradas as avaliações e não só no EAD mas também no presencial.

    Devemos tirar da cabeça de que os cursos à distancia são para quem não tem tempo, afinal tempo destinado ao estudo é imprescindível, em curso à distancia(sério) pode ser necessário maior tempo disponível do que um presencial, porém com maior flexibilidade.

    abraços

  21. Ótimo artigo! Antes eu também era contra em relação a educação a distância eu tinha a mesma opinião do Carlos Oliveira Arruda, que disse que acreditava mais no modo tradicional. Mais depois de um tempo eu percebi que a Educação a distância veio para facilitar a vida das pessoas que não possuem tempo disponível para realizar tarefas importantes como uma formação acadêmica. Muito bom mesmo o artigo!

  22. Olá! Gosto desse tema! Achei bem interessante vocês partirem de entrevistas para desenvolvê-lo. A EAD possui muitos aspectos positivos e merece ser ampliada.

  23. Penso que hoje em dia o ensino a distãncia é um fato cada vez mais presente em nossas vidas devidos a vários fatores.
    O mundo hoje esta a cada dia mais corrido o tempo nunca valeu tanto quanto hoje e o propio avanço da informatica em si mesmo, caminhamos para uma realidade cada vez mais pratica e corrida, e tambem a necessidade de nos conectar-mos com pessoas no mundo inteiro. E uma dessas formas de conectar pode ser aplicada para o ensino e tambem é uma otima forma de introduzir softwares livres para esta finalidade.

  24. Texto interessante, pois no mundo corriqueiro em quem vivemos, nem sempre tempo necessário para dedicarmos ao nosso conhecimento, o EAD veio para quebrar o paradigma que devemos aprender somente estando em uma sala de aula.

  25. Muito interessante a forma como abordaram o assunto. Discordo no ponto referente ao final da conclusão: “O único problema que eu acho é que em cursos assim não haverá muita cobrança, fica a critério do aluno saber se quer se esforçar para tirar proveito desta oportunidade ou se quer só fazer para ter um diploma na mão.”
    Isso não pode ocorrer jamais, a instituição deve se certificar de formar bons profissionais, tudo deve ser bastante rígido e exigido com a competência necessária, afinal a formação superior tem como objetivo formar bons profissionais que proporcionem com seu trabalho uma melhora na vida da sociedade, bem como da economia do país.

  26. Agradeço a todos pelos comentários, fiquei surpresa com a repercussão que este trabalho causou.

    Kíssila Moreira Coutinho

  27. O recorte empírico adotado para a realização da pesquisa é muito interessante, principalmente por se tratar de algo que estamos vivenciando. Considero apenas que talvez a metodologia para análise da educação à distância pudesse ser melhor trabalhada, para que fique mais claro e menos subjetivo os entendimentos acerca da resposta dos entrevistados.

  28. Concordo com os autores do artigo de que o EaD pode ser uma das únicas formas de algumas pessoas terem a oportunidade de obterem títulos de cursos superiores, porém acho que seria importante se levar em conta a questão de que no geral a qualidade desses cursos não é regulamentada e, muitas vezes, deixa a desejar.

  29. O ensino a distancia tornou-se um recurso inevitável na sociedade, devido ao dinamismo e exigência do mercado. O autor mostra os pros e contras do ensino a distancia e diversas opiniões. O ensino a distancia ainda não se mostrou o melhor dos métodos devido a duvida de eficiência e da qualidade dos profissionais formados, mas o ensino a distancia mostrou-se a única oportunidade de varias pessoas de adquirir conhecimento.
    Leonardo Almeida Bernardino

  30. Gostei do tema e principalmente do artigo, muito recorrente nos dias de hoje! A educação a distância tem se tornado assunto no Brasil inteiro, e fez até parte do último ENAD. Além de facilitar o acesso, garante flexibilidade ao aluno e um baixo custo de implementação, uma vez que muito mais pessoas podem se beneiciar com essa modalidade.