Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho

O trabalho intenta investigar o cenário de pós-graduação à distância na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além de apresentar as principais instituições e cursos disponíveis, busca-se identificar como o ensino de pós-graduação à distância, considerando seu diferencial no processo de aprendizagem, pode influenciar a relação entre profissionais das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o mercado de trabalho.
Autores: Sandra Rodrigues: scp_rodrigues em yahoo.com.br

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

13 thoughts on “Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho

  1. Olá Sandra!

    Muito relevante o seu trabalho. Atende ao objetivo traçado de discutir os ganhos de um curso de especialização no currículo de um profissional de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, bem como traz úteis considerações acerca de cursos e instituições que os oferece em belo Horizonte.

    Aproveite o diálogo proporcionado pelo evento!

    Carlos Castro / Comissão UEADSL 2011.1

  2. Conseguir uma vaga no mercado de trabalho é realmente um desafio para o jovem profissional recém-formado. Para driblar as estatísticas negativas do desemprego, uma boa opção é investir em sua qualificação, com cursos de idiomas e de pós-graduação. A EAD surge nesse cenário de forma a facilitar o acesso do jovem a esses cursos de especialização.
    Eles se apresentam, também, como uma alternativa para o profissional que já se encontra no mercado há um período mais longo de tempo, e não tem disponibilidade para freqüentar cursos presenciais, mas tem vontade de se atualizar.
    O mais importante na hora de procurar um desses cursos, seja de graduação ou de pós, é pesquisar sobre o curso e sobre a instituição, ver se ele é ou não credenciado pelo MEC e fazer uma auto-avaliação para saber se você conseguirá se dedicar verdadeiramente a essa tarefa a que se propõe.

  3. Boa apresentação das oportunidades de pós-graduação à distância. Seu trabalho é muito relevante.
    Sua introdução mostrando o distanciamento entre o ensino de graduação e o mercado é um fato que deve ser combatido pelas instituições de ensino, afinal, deve-se preparar o estudante para a realidade.
    Também concordo que a EAD é uma aliada para quem busca formação mas não possui oportunidade para uma formação convencional.
    Parabéns pelo artigo.

  4. Oi Natália,
    concordo que a fluência em outros idiomas é mais um diferencial no currículo de qualquer profissional na busca de uma vaga no mercado. A EAD também vai desempenhar uma função importante nesse sentido, com a disponibilização de cursos de línguas online.
    Bem lembrado: para profissionais que já se encontram no mercado, atualizações e especializações à distância, tendo o diferencial da flexibilidade de horário, são uma ótima opção, já que associar trabalho e estudo é sempre uma tarefa difícil.
    Obrigada por comentar!

  5. Olá Samuel,
    Obrigada por ler e comentar meu artigo.
    O distanciamento entre formação e mercado, como você menciona, deveria ser trabalho ainda na academia, mas muitas das vezes não é o que ocorre. Não quero aqui generalizar, mas nas Ciências Humanas há uma grande preocupação e direcionamento de recursos de pesquisa voltados à produção “interna”, acadêmica, deixando pouco espaço para iniciativas que estariam mais direcionadas ao mercado. No meu curso (Ciências Sociais – UFMG), algumas iniciativas vem sendo tomadas para tentar combater essa deficiência, mas a maioria delas parte da organização e mobilização dos próprios alunos. De toda maneira, já é um começo.
    Abraço.

  6. Muito bom o artigo, pois nós que estamos nos formando nessa área que está tão difícil, vemos no ensino a distância uma nova oportunidade de emprego e de aquisição de conhecimento; Parabéns!

  7. Oi Wesley,
    Nossa área (Humanas), apesar de apaixonante, nos decepciona na ora de encarar o mercado. Mas a tendência é de melhora, principalmente com as novas opções de especialização à distância. Ao menos é o que eu espero…
    Obrigada por ler e comentar!

  8. Oi Sandra,

    Gostei muito do seu artigo. Além de ser agradável a leitura do seu artigo, o tema é muito importante e os objetivos do trabalho foram cumpridos.

    Parabéns.

  9. Pingback: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e : Link Mundial

  10. Concordo com vc Sandra ao afirmar que o ensino a distância conseguiu superar paradigmas e conquistar espaço no âmbito educacional, ampliar o acesso de acadêmicos a instituições e/ou cursos que estão distantes da residência dos mesmos. Contudo, penso que o desajuste e falta de adequação da demanda profissional com o mercado de trabalho não se deve apenas a caráter teórico, mas pela própria evolução e expansão dos sistemas educacional brasileiro, sempre marcado por interesses secundários, restrições e exclusão social.
    Vale lembrar que a flexibilidade do acesso ao sistema educacional, não significa necessariamente uma educação baseada na qualidade e equidade.