jun 10

Conhecendo as Ações de Educação a Distância da UFMG

Nas últimas décadas, a UFMG vem atuando em diversos projetos de Educação a Distância (EaD), que incluem atividades de ensino, pesquisa e extensão. No intuito de dar maior visibilidade às ações vinculadas ao Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED/UFMG) será apresentado um panorama da EaD no cenário nacional e no âmbito da UFMG. Espera-se que tais informações possam subsidiar a discussão de uma política de EaD na universidade que atenda à demanda por novos cursos e fortaleça a convergência do ensino presencial e a distância.
Autores: Wagner José Corradi Barbosa

Assista a VIDEOCONFERÊNCIA aqui

jun 03

Letramento Digital: competências e habilidades para navegação em rede

A discussão a que se propõe este trabalho apresenta como objetivo nortear alguns conceitos que permeiam o letramento digital. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, relaciona o desenvolvimento do letramento digital, sua importância, bem como a necessidade de habilidades e de competências que possam assegurar o uso das tecnologias em seus mais diversos aspectos.
Autores: Josiane Brunetti Cani Ferrari

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 03

Brincando e aprendendo com tecnologias digitais na escola: construindo sequência didática com o tablet na educação infantil

BRINCANDO E APRENDENDO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: CONSTRUINDO SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O TABLET NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este artigo tem como objetivo apresentar experiências de professores com as tecnologias digitais na Educação Infantil numa escola da rede municipal de ensino de Formiga. A metodologia envolveu a construção de sequências didáticas com o uso pedagógico de diferentes mídias digitais com o objetivo de explorar o lúdico e as brincadeiras. Os resultados destacaram a relevância da exploração do lúdico por meio das tecnologias digitais, possibilitando às crianças desenvolvimento cultural, apropriação de novos conhecimentos e maior sociabilidade.
Palavras-chave: Brincadeiras. Tecnologias Digitais. Sequência Didática. Ensino Fundamental.

Autores: Suzana dos Santos Gomes

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 02

Anacronia: Walter Benjamin e a Cultura Livre

RESUMO: Este trabalho propõe uma aproximação entre as considerações feitas por
Walter Benjamin, no célebre A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica (BENJAMIN, 2004), e o conceito contemporâneo de Cultura Livre. Tal aproximação, em princípio anacrônica, encontrará pertinência na medida em que deslocarmos as proposições teóricas do filósofo alemão para objetos de arte de nossos dias, criados e difundidos na chamada Sociedade da Informação.
Palavras-chave: Cultura livre. Sociedade da Informação. Reprodutibilidade técnica.

Autores: Simone Garofalo, Gleidston Alis Mendes de Campos

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

maio 20

Um mestre, por favor!

Onde foi que deixei meus mestres? Tive vários, alguns poderosíssimos. O mais importante deles se foi pra outra dimensão há mais de dez anos e até hoje ele “aparece”, igualzinho nos filmes do Skywalker, com revelações. Antes de ir pra lá ele era bem mais compreensível. Ou será que os meus problemas é que ficaram mais complexos, de modo que respostas diretas não ajudam mais? Enfim, no bar, no chat, nos sistemas de busca online… procura-se um mestre, por favor!
Autores: Ana Cristina Fricke Matte

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui