nov 02

A Regulamentação da EaD nas Universidades Públicas

Vivemos uma grande expansão da Educação a Distancia (EaD) no Brasil e no resto da Latino-américa, pode-se afirmar que a modalidade cresceu mais rápido que a sua regulamentação e como consequências hoje temos cursos e algumas propostas de ensino superior que não acompanham a bases fundamentais e essenciais das Universidades Públicas, na atualidade existem muitos cursos que respondem a interesses do mercado e organismos internacionais que não trazem propostas de qualidade e muitas vezes não são acordes a nossa realidade latino-americana.

Sempre foi difícil pensar numa regulamentação quando as Novas Tecnologias estão involucradas, mas é importante ter em conta que a Lei vai ser quem dê o marco regulatório e os critérios para as Universidades, e respeitando sua autonomia e seu contexto particular, são elas quem vão poder fazer da “EaD” uma verdadeira extensão “pública” do ensino universitário e das práticas de pesquisa, sempre avançando numa formação académica de qualidade.
Autores: Tania Lucia Maddalena: tlmaddalena em gmail.com

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

out 17

Comissões 2011.1

Comissão Organizadora 2011.1:

Ana Cristina Fricke Matte (coordenação)

Carlos Henrique Silva de Castro

Daniele de Oliveira

Karen Andrade

Grazielle Ferreira

Mariana Bicalho

Equipe de apoio:

Fabiane Leal

Michelly Werneck

Carolina Pereira

Thalitade Almeida

Denise Rodrigues

Francine Andrade

Comitê Científico  2011.1:

Ana Cristina Fricke Matte

Carlos Henrique Silva de Castro

Carolina Pereira

Daniele de Oliveira

Daniervelin Renata Marques Pereira

Denise Rodrigues

Fabiane Leal

Francine Andrade

Karen Andrade

Grazielle Ferreira

Mariana Bicalho

Michel Oleynik

Michelly Werneck

Thalita de Almeida

Wesley Seidel Carvalho

William Colen

Equipe técnica:

Hugo Leonardo Canalli (coord.)

Rafael Almeida Batista

Ícaro Silva

jun 13

A Migração para Softwares Livres

A utilização dos softwares comerciais utilizados nos diversos setores do governo está com os dias contados. O processo de migração para os softwares livres no setor publico já começou gerando uma economia de mais de 5 milhões de reais para o governo.
Autores: nome email

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 12

EAD: Superando as barreiras para a chegada do conhecimento

O artigo tem como objetivo demonstrar como o ensino através do EaD supera algumas grandes dificuldades que muitas vezes encontramos para que o aprendizado alcance a todos os interessados, mesmo não tendo o contato físico entre o aluno e o professor no mesmo ambiente. Este novo método de aprendizado possui uma qualidade tão boa quanto os cursos presenciais e com a vantagem de o aluno fazer seus próprios horários de estudo, não existindo perda na qualidade do ensino quando comparado o EaD com o ensino tradicional.

Autores: Thais Gabrielly Aleixo de Melo: tatah_gabrielly em hotmail.com
Fernando Luiz Alves Starling: pexeaqua em gmail.com
Luciene Silva Dantas: lucienedanttas em hotmai.com

Marlon Andreoli Vaúna: marlonportoseg em yahoo.com

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 10

Software Livre e sua utilização na Engenharia Elétrica

Os constantes progressos dos computadores vêm acompanhados pelo desenvolvimento de softwares de alta qualidade porém, com alto custo de aquisição e manutenção. Os softwares livres podem ser o caminho para as universidades divulgarem o conhecimento de uma forma mais democrática. No curso de Engenharia Elétrica, utilizamos vários destes softwares como o Linux, o Scilab, o LTSpice entre outros.

Autores: Edivar Brito SIlva Filho: edivarbrito em gmail.com

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 08

EAD e Moodle – a experiência na UFMG

O presente artigo tem por objetivo abordar as vantagens do uso de softwares livres nas propostas de educação à distância (EAD), a partir do caso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que utiliza o Moodle. Por meio deste software, são realizadas diversas atividades educacionais, que vão desde a postagem de trabalhos no ambiente virtual à realização de cursos completos de graduação. A discussão centraliza-se na seguinte questão: de que forma o uso do Moodle, enquanto software livre, contribui para a prática da educação à distância na UFMG?
Autores: Isadora Marques: isamarques210 em gmail.com

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 08

Análise da vantagem de adoção e uso de sistemas ERP código aberto em relação aos sistemas ERP código fechado

Atualmente vem crescendo o desenvolvimento e uso de softwares ERP de Código Aberto . Os softwares ERP de Código Aberto surgiram como uma das principais alternativas de escolha no apoio da gestão estratégica nas empresas, ao permitir que o software seja instalado sem a cobrança de licenças e viabilizando a adequação do sistema à empresa que o contrata, diminuindo consideravelmente os custos de implantação. Porém, verifica-se que esse software ainda não é suficientemente explorado por seus principais usuários e a hipótese é de que a não adoção e uso sejam justificadas pela existência de algumas barreiras. Dessa forma, este artigo, através de revisão bibliográfica, procura identificar as principais diferenças entre sistemas ERP que utilizam softwares ERP de código aberto e ERP de código fechado, no que diz respeito às vantagens e desvantagens de adoção e utilização de cada um com o objetivo de expor as possíveis barreiras para adoção e uso de softwares ERP código aberto e ampliar a discussão sobre o tema, de modo a fornecer informações que possam auxiliar potenciais usuários na tomada de decisão da adoção e uso de softwares ERP código aberto.
Autores: Louis Albert Araujo Springer: louisaas em yahoo.com.br
LUIS AUGUSTO DE FREITAS MACEDO OLIVEIRA: luisaugustobh em gmail.com

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 08

Desenvolvimento do Brasil e a educação a distância

O Brasil tem se desenvolvido de forma rápida e sustentável no ponto de vista econômico e social através da diminuição da igualdade social. Um fator de extrema importância para a continuidade do desenvolvimento sustentável é o ensino. Nesse contexto está a EAD que entra como um fator preponderante principalmente para profissionais que não tem suficiente disponibilidade de tempo para enfrentar um curso presencial, mas quer investir em sua profissionalização.
Autores: Gregh: greghherthel em hotmail.com

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 08

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho

O trabalho intenta investigar o cenário de pós-graduação à distância na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além de apresentar as principais instituições e cursos disponíveis, busca-se identificar como o ensino de pós-graduação à distância, considerando seu diferencial no processo de aprendizagem, pode influenciar a relação entre profissionais das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o mercado de trabalho.
Autores: Sandra Rodrigues: scp_rodrigues em yahoo.com.br

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 08

“Vantagens dos Softwares Livres no Curso de Engenharia Metalúrgica”

Na Engenharia Metalúrgica, são usados vários softwares para diferentes trabalhos, como a modelagem em duas e três dimensões, a simulação numérica e até mesmo a programação. Porém, dentro das universidades, ainda é muito incentivado o uso de softwares proprietários, o que onera custos não só para os alunos, como também para a própria instituição. Além também de aumentar o número de pirataria.
Autores: Luiza Bernardes Assis: luizabernardesassis em yahoo.com.br
rodolfo conti barreto: rodolfocbarreto em hotmail.com
Guilherme Sander Malab: gui_amsg em hotmail.com

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui