dez 06

A Influencia das Redes Sociais Nos Processos de Recrutamento das Empresas

Com a propagação do acesso a internet e redes sociais, a quantidade de informações profissionais, pessoais e comportamentais disponível de cada pessoa tende a aumentar na rede. Isso está despertando o interesse das áreas de contratação de muitas empresas no Brasil, que se utilizam dessas fontes para avaliar os candidatos às vagas de emprego. Uma análise de como esse processo acontece, bem como de seu embasamento ético, será feita com fins de esclarecer o que os recrutadores buscam nos perfis de cada candidato, ajudando os leitores a preparar o que pode ser chamada de marketing pessoal virtual.

Palavras-chave: redes sociais, processos de recrutamento, marketing pessoal virtual
Autores: Gustavo Henrique Diniz de Araújo

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

Este artigo recebeu Menção Honrosa pela Comissão Científica do UEADSL2012.2.

dez 04

Bibliotecas digitais: possibilidades da utilização de Softwares livres para disponibilização de trabalhos acadêmicos

Com a evolução tecnológica, a geração dos documentos digitais nas instituições de ensino superior passou a ser amplamente utilizada, porém, a maioria desses documentos está indisponível para os usuários. Considerando que a ciência somente poderá se desenvolver através da transmissão e do compartilhamento do conhecimento, as bibliotecas digitais surgiram como forma de proporcionar o acesso à informação digital de um determinado repositório de dados com rapidez e sem barreiras físicas. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as possibilidades do uso de Softwares Livres para viabilizar a disponibilização desses documentos eletrônicos produzidos nas universidades. Fez-se um levantamento bibliográfico para identificação de Softwares Livres disponíveis para construção e gestão de repositórios digitais, bem como sua utilização na prática das Bibliotecas Universitárias.
Autores: Cristina Maria de Queiroz
Valeria Ferreira de Jesus lauriano

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

Este artigo recebeu Menção Honrosa pela Comissão Científica do UEADSL2012.2.

dez 04

Plataformas, Softwares e Cultura livre: a descentralização do discurso

Quando se estuda a história da humanidade observam-se sociedades repletas, em sua maioria, de hábitos autoritários, discriminatórios e elitistas, embora tais fatos tenham sido visto com menos veemência nos últimos anos. Com o surgimento da Internet como meio de comunicação de enorme abrangência, abriu-se espaço para a exposição de pontos de vista e teorias antes sufocados pela força opressora das ideologias provenientes da elite político-financeira.
A era digital trouxe novos meios de produção, geração e compartilhamento de informações, que fogem ao controle e rigidez das elites representadas pelos grandes conglomerados de comunicação, e esse novo cenário vem levantando o debate sobre cultura livre na rede. O objetivo deste artigo é discutir como plataformas e softwares, bem como a luta pela cultura livre atuam como agentes importantes na descentralização dos lugares de autoridade de fala na sociedade através da formação de polifonia e promoção de visibilidade de minorias.

Autores: Éverton Paraguai Antunes Oliveira

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

Este artigo recebeu Menção Honrosa pela Comissão Científica do UEADSL2012.2.

dez 04

Benefícios do uso de Software Livres em programas de Educação à Distância

Benefícios do uso de Software Livre em programas de Educação à Distância
A Educação à Distância (EAD) é uma forma de aprendizado na qual as ações do professor e do aluno estão separadas no espaço/tempo. Já Software Livre (SL) são programas de computador que podem ter seus códigos-fontes alterados por qualquer usuário e não exige licença para distribuição.
Nos dias atuais a utilização do SL como ferramenta na EAD é uma alternativa segura e eficaz. O uso dessa tecnologia permite ser ágil na correção de erros comuns em sistemas computacionais, pois o programador tem acesso ao código do programa e pode modificá-lo. O Moodle é um exemplo de SL usado para estruturar as plataformas de EAD.
Diante dos benefícios apresentados observamos que há grandes vantagens no uso de SL na EAD. Acreditamos que a falta de conhecimento e de divulgação dessa tecnologia sejam as causas de sua pouca utilização. Uma revisão bibliográfica será realizada de modo a demonstrar ganhos do uso de SL na EAD.
Autores: Daniela Teixeira Gonçalves
Samuel Ferreira y Gonzalez
Matheus Godoy de Souza Leite
Gabriela Costa Amaral
Vanessa Biscardi Matos
Gabriel de Andrade Carvalho Müller Leal

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

Este artigo recebeu Menção Honrosa pela Comissão Científica do UEADSL2012.2.

dez 04

A universidade como entidade vital para produção de software livre

Seguindo um ritmo muito mais lento do que a automatização da produção
industrial, a produção de software ainda demanda, e até onde é possível enxergar vai
demandar, uma grande quantidade de mão-de-obra humana.
No contexto do mundo que vivemos essa demanda de mão-de-obra qualificada é
sinônimo de custo econômico elevado e o reflexo disso é o software como um produto
caro. É neste cenário é que aparece a universidade como um motor para os projetos de
software livre. O conhecimento técnico-científico para a tecnologia de softwares é
disseminado justamente pela universidade, sendo ela o local onde há mão-de-obra
capacitada disponível sem o viés econômico do investimento de capital.
Este trabalho se propõe a buscar na literatura casos de sucesso e iniciativas de
produção de software livre nas universidades e fazer uma reflexão da atuação da mesma
no cenário.

Palavras-chave: software, livre, universidade
Autores: Leandro Ferreira Rodrigues
Chrystiano Alves Galdino
Eduardo Vilaça Campos GOmes
Ellen Alves de Souza
Bruno Canesso Gonçalves
Nicole Campos Foureaux

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

Este artigo recebeu Menção Honrosa pela Comissão Científica do UEADSL2012.2.

dez 04

Música e internet: uma expressão da Cultura Livre.

Atualmente,com a presença marcante das tecnologias,torna-se necessária a discussão acerca das mudanças que vêm ocorrendo na sociedade.As tecnologias e,principalmente,o uso da internet fazem cada vez mais parte do cotidiano,contemplando dimensões como trabalho,estudo e lazer.A difusão da Cultura Livre,nesse contexto,é a pretensão deste texto.Sendo tal temática muito complexa,torna-se relevante um recorte para aprofundamento:refletir sobre as novas tecnologias de compartilhamento,em especial,a modalidade referente à música.Nesse viés, cabe verificar como vem ocorrendo a disseminação das produções musicais no Ciberespaço,no que diz respeito ao acesso,difusão e compartilhamento.A intenção é detectar e problematizar como a música se propaga no espaço da Cultura Livre/Ciberespaço e como a mesma vem modificando as relações entre produtores e consumidores.A Cultura Livre, no que se refere ao compartilhamento das produções musicais,ainda é incipiente,porém,tem um futuro promissor.
Autores: Auta Rodrigues Moreira
Lilian Braga Carmo
Irene Guerra Salles
Luana Roberta Salazar

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

Este artigo recebeu Menção Honrosa pela Comissão Científica do UEADSL2012.2.