nov 03

Análise Semiótica do discurso da sustentabilidade e da liberdade

Nosso trabalho abordará a discussão sobre Sustentabilidade e Liberdade, veiculada em blogs. Nossa metodologia consiste em analisar o texto “Liberdade anda junto com sustentabilidade” através do nível fundamental do percurso gerativo de sentido da teoria semiótica.
Autores: Nilmara de Oliveira Ferreira
Antonio Fernandes Margarida
Késsia Daniele de Brito

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 02

Um corretor terminológico para a lei: substituindo termos incomuns por termos familiares ao cidadão

Este artigo reflete sobre bases para a criação de um aplicativo capaz de sugerir, para a redação da lei, em Belo Horizonte, a substituição de termos incomuns ao cidadão por outros que lhe sejam familiares. Tem-se como referencial os conceitos de software livre, readability, polissemia e sinonímia, além de técnicas de extração terminológica e estruturação de
matrizes lexicais.
Palavras-chave: Legística Formal, lenguaje claro, Linguística Computacional, plain language, readability, software livre, técnica legislativa, Terminologia.

Autores: Giovana de Sousa Rodrigues

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

jun 02

Liberdade de acesso, política e interação: experiências de leitura e navegação no Portal da Transparência do Governo Federal

Apresentamos uma síntese de uma pesquisa mais ampla sobre experiências de sujeitos com a leitura e navegação no Portal da Transparência do Governo Federal. Atentamos para uma lei complementar à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que determina a liberação de informações sobre a execução orçamentária para acompanhamento da sociedade a partir de meios eletrônicos de acesso público. Procuramos demonstrar, através de alguns exemplos de nossos dados, como o modo de apresentação do conteúdo do Portal da Transparência interfere na leitura e navegação de um grupo de cidadãos brasileiros, público-alvo do portal. Buscamos discutir sobre aspectos da interação entre os cidadãos leitores/usuários e o conteúdo do portal, apontando elementos que precisam de reformulação para que a navegação e compreensão durante a leitura dos dados disponibilizados aconteça com menos entraves e permita efetivos acompanhamento e fiscalização da administração pública por parte dos cidadãos brasileiros.
Autores: Ranielli Santos de Azevedo

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

maio 30

Liberdade Virtual

Literatura e música são apenas alguns dos bens culturais compartilhados por inúmeros usuários da internet. O compartilhamento livre das mídias em geral, porém, vem sendo tema de inúmeros debates. Assim, este trabalho procura discutir a liberdade da internet, através de alguns aspectos que devem ser cuidadosamente analisados.
Autores: Fernanda Alvarenga de Oliveira
Rita de Cassia Pasquali Soares
Luanna Laroline de Souza Horta Mendonça
Anderson Luís de Ávila Gomes

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

maio 22

Ensino com software livre e o mercado de trabalho

Análise das implicações do uso e ensino exclusivo de software livre no curso de Estatística na UFMG e a inserção do graduando no mercado de trabalho onde prevalece o uso de software pago. Mudança na cultura de uso de software livre nas empresas, ou adaptação do Estatístico ao software pago.
Autores: Grazielle Albertina de Castro
Tairine Júnia de Góis Monteiro
Vinícius Passos Ribeiro

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

maio 22

Livre acesso à internet

Hoje em dia, o principal meio de obtenção de informações é a internet, que disponibiliza um imenso e diversificado conteúdo. Para proteger os direitos autorais, foram criados movimentos como o ACTA, entretanto algumas vezes o conteúdo poderia ser disponibilizado para compartilhamento, como propõe os projetos de lei como Marco Civil e Free Internet Act.
Autores: Eduardo Henrique Bernardes Ferreira

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

maio 22

Cultura Livre: Uma questão social

Com o advento da internet e a facilidade de difusão da informação e do conhecimento, tornou-se necessária uma maior democratização do segundo.Assim surge o conceito de Cultura Livre, que consiste na disseminação do conhecimento para a sociedade sem os bloqueios de direitos autorais hoje existentes. Portanto, a Cultura Livre trás consigo conceitos de liberdade e democracia, tornando-se um tema social.
Autores: Fernanda Morato Bomtempo
Ricardo Borges Lopes
Karine Ieasmini Cunha Oliveira Lima

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

maio 22

Vantagens gerais da Educação a Distância (EDA)

Os Cursos de graduação da modalidade de Educação a Distância (EaD) têm o objetivo de eliminar a necessidade de deslocamento para estudar. A pessoa estuda por conta própria durante a semana através de material online, como vídeos e textos que podem ser acessados de qualquer lugar que tenha internet, e em um ou mais dias da semana assiste a uma aula online para tirar dúvidas (em alguns casos pode ser presencial).
Autores: Thales Tannous Mourao Cardoso
Augusto Luis Almeida Santos
Miguel Leite Laper
Vitor Donato Lustosa
Emerson Pinheiro Cardozo Junior

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui

maio 22

Pirataria na nternet

Internet é um assunto polêmico, principalmente quando associado á pirataria, è extremamente difícil distinguir compartilhamento de informações da pirataria, principalmente quando se sabe pouco sobre a licença ou domínio público. Contra essa polêmica um meio de combate é a censura, esta é vista como arbitrariedade e assim surgem vários protestos nas redes sociais, como foi o caso de #SOPA e #PIPA.
Autores: Sued Eustaquio Mendes Miranda
Fabiana Dias Póvoa
Paula Cristina de Vasconcelos
Dandara Esteves Senkowski

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui