UEADSL 2017.1: Diversidades - Programação

Salas, dias e horários estão sujeitos a alterações, de acordo com os critérios da organização do UEADSL 2017.1: Diversidades.

************** FIQUE POR DENTRO DO QUE ACONTECE À SUA VOLTA NO UEADSL: notícias no CAED e na UFMG.

Veja também: uma versão da programação sem decorações, para impressão.


Desmarque/marque as trilhas para escondê-las/exibí-las

Ciência aberta Cultura livre EAD e Software Livre Educação e tecnologia
Fora do eixo Inovação e pesquisa Letramentos Linguagens e artes
Mídias e educação Práticas de ensino e tecnologia Sustentabilidade Tecnologias livres
Universidade e comunidade Universidade e EaD Universidade e software livre Formação docente
Saberes e Fazeres Docentes

Dia 19: Abertura (voltar ao topo)

(Acesso ao evento)

(Chat da secretaria do evento)

Sessão-1 Sessão-2 Sessão-3
Sala/1
Universidade e software livre
UEADSL: uma tríade de direitos
Nível: Avancado


  • Tarcísio Mauro Vago
Coordenação de mesa:
  • Ana Cristina Fricke Matte
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8443)
Cultura livre
Bolhatrix
Nível: Avancado


  • Alexandre Oliva
Coordenação de mesa:
  • Ana Cristina Fricke Matte
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8552)
Sala/2
Sala/3

Dias 19 e 20 (voltar ao topo)

(Acesso ao evento)

(Chat da secretaria do evento)

Sessão-1 Sessão-2 Sessão-3
Sala/1
Cultura livre
Cultura Livre: Banalização Cultural ou Desenvolvimento Criativo
Nível: Iniciante


  • Jady Caroline de Sousa Costa
Coordenação de mesa:
  • Ana Cristina Fricke Matte
  • Ana Paula de Lima
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8247)
Letramentos
A contação de textos literários em favor da oralidade
Nível: Iniciante


  • Márcia Cristina Pereira dos Santos
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
  • Heloísa Andreia de Matos Lins
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8237)
Linguagens e artes
A leitura e a escrita de memórias literárias na escola
Nível: Iniciante


  • Fabrício Vieira de Moura
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8241)
Sala/2
Letramentos
Textos Multimodais: leitura e produção
Nível: Iniciante


  • Cláudia Ribeiro Rodrigues
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
  • Ana Cecilia Machado Dias
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8221)
Práticas de ensino e tecnologia
Co-autoria: uma proposta de aulas de escrita para alunos do 7º ano
Nível: Iniciante


  • Desirê Adrienne Oliveira Gonçalves
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
  • Ana Paula de Lima
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8235)
Universidade e EaD
A EAD e a Universidade no âmbito das barreiras existentes em um país de dimensões continentais
Nível: Iniciante


  • Camila Suellem Ramalho da Mata
  • Camila Moreira de Carvalho
  • Tamires Cunha Souza
Coordenação de mesa:
  • Ana Cristina Fricke Matte
  • Eliane Lima Piske
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8227)
Sala/3
Educação e tecnologia
Tecnologias digitais e influências no desenvolvimento das crianças
Nível: Iniciante


  • Mahara Oliveira Canaan
  • Luciana Christina Ribeiro
  • Yuki Paolla Suruki
Coordenação de mesa:
  • Thalles Martins Rodrigues
  • Andréia Teixeira
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8325)
Educação e tecnologia
A oferta da Libras na UFMG enquanto disciplina na modalidade EaD e os desafios da formação de professores para o ensino de surdos
Nível: Iniciante


  • Maria Aparecida Pacheco
  • Breno Heleno Ferreira
Coordenação de mesa:
  • Thalles Martins Rodrigues
  • Juliana de Paiva Vieira Soares
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8328)
Letramentos
Prática das fanfictions, juventude e multiletramentos
Nível: Iniciante


  • Anderson Nunes Rocha
Coordenação de mesa:
  • Juliana de Paiva Vieira Soares
  • Ana Paula de Lima
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8267)

Dias 20 e 21 (voltar ao topo)

(Acesso ao evento)

(Chat da secretaria do evento)

Sessão-1 Sessão-2 Sessão-3
Sala/1
Cultura livre
Universidade Pública como espaço para cultura livre
Nível: Iniciante


  • Rafael Santiago Valadares
  • Matheus de Abreu Arruda
Coordenação de mesa:
  • Ana Cristina Fricke Matte
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8229)
Letramentos
A contribuição das obras literárias no desempenho da leitura e da escrita
Nível: Iniciante


  • Elaine Aparecida de Oliveira Assunção
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
  • Ana Cecilia Machado Dias
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8239)
Linguagens e artes
Museu e Futebol : o uso da tecnologia na preservação da memória do esporte.
Nível: Iniciante


  • Erilma Desireé Da Silva Conceição
Coordenação de mesa:
  • Ana Cristina Fricke Matte
  • Gustavo Gomes Siqueira da Rocha
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8245)
Sala/2
Letramentos
Fábulas e diversidade: uma sequência didática
Nível: Iniciante


  • Cristiane Macieira de Souza
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
  • Gustavo Gomes Siqueira da Rocha
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8330)
Práticas de ensino e tecnologia
O uso do Facebook como ferramenta para implementar uma atividade avaliativa baseada no Fórum online
Nível: Iniciante


  • Antônio Artur de Souza
Coordenação de mesa:
  • Ana Cristina Fricke Matte
  • Thalita Santos Felício de Almeida
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8219)
Letramentos
Minicontos: do mini ao macro
Nível: Iniciante


  • Liliane Francisca Batista
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
  • Renato Pereira Aurélio
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8281)
Sala/3
Educação e tecnologia
Tecnologias digitais contexto histórico-cultural: conexões entre cultura, tecnologia e educação
Nível: Iniciante


  • Mayara Ewellyn Sá Maximino
Coordenação de mesa:
  • Andréia Teixeira
  • Renato Pereira Aurélio
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8265)
Práticas de ensino e tecnologia
O movimento estudantil de ocupação das escolas enquanto prática social motivadora para o desenvolvimento de um projeto de letramento
Nível: Iniciante


  • Gillienne Guimarães Garcia
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
  • Heloísa Andreia de Matos Lins
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8223)
Saberes e Fazeres Docentes
Cinema e Conceitos Históricos em Sala de Aula
Nível: Iniciante


  • Carolina Parente Rodrigues Mazoni Mitt
  • João Batista de Oliveira Dias
  • Luíza Lima Dias
  • Vanessa Martins Gonçalves
Coordenação de mesa:
  • Claudia Ricci
  • Miriam H S Motta
  • Eliane Lima Piske
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8259)

Dias 21 e 22 (voltar ao topo)

(Acesso ao evento)

(Chat da secretaria do evento)

Sessão-1 Sessão-2 Sessão-3
Sala/1
Educação e tecnologia
Contribuições da Ead no aprendizado de línguas estrangeiras por pessoas surdas
Nível: Iniciante


  • Thalles Martins Rodrigues
Coordenação de mesa:
  • Ana Cristina Fricke Matte
  • Eliane Lima Piske
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8253)
Letramentos
A exposição oral: formas enriquecedoras do repertório linguístico e discursivo do aluno
Nível: Iniciante


  • Maria Suely Teixeira Avelar
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
  • Ana Cecilia Machado Dias
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8249)
Saberes e Fazeres Docentes
Humanizando o saber técnico: relação entre a prática pedagógica desenvolvida pelos instrutores da Educação Profissional e as Diretrizes Curriculares Nacionais
Nível: Iniciante


  • Andréa Maria dos Santos Andrade
Coordenação de mesa:
  • Christian Catão
  • Eliane Lima Piske
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8271)
Sala/2
Letramentos
Leitura Crítica de Jornais: Uma Experiência com Alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental
Nível: Iniciante


  • Camila Emanuele de Oliveira Abreu
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8286)
Práticas de ensino e tecnologia
Práticas de letramentos no ensino médio: um estudo das contribuições das TDICs na aprendizagem da língua portuguesa
Nível: Avancado


  • Andréia Teixeira
  • Suzana dos Santos Gomes
Coordenação de mesa:
  • Christian Catão
  • Renato Pereira Aurélio
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8257)
Letramentos
Uma proposta de produção textual a partir do gênero meme
Nível: Iniciante


  • Geizielle Nathália França Athouguia
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
  • Gustavo Gomes Siqueira da Rocha
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8347)
Sala/3
Letramentos
Mural escolar: reflexão e produção textual sobre o trabalho da mulher no Brasil
Nível: Iniciante


  • Bianca Amaral da Cunha
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8288)
Práticas de ensino e tecnologia
Reportagem: uma proposta de leitura e análise no Ensino Fundamental
Nível: Iniciante


  • Flávia Elisa Vargas Chamon
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8225)
Ciência aberta
Discutindo questões histórico-sociais em sala de aula: o caso de um grupo de trabalho diferenciado no centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais
Nível: Iniciante


  • Gabriel Schunk Pereira
  • Davi Leonardo Mota
  • Juliana Taynara Dantas Leite
  • Lucas Macedo Gomes
  • Mateus Augusto de Lima e Silva
Coordenação de mesa:
  • Claudia Ricci
  • Miriam H S Motta
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8292)

Dias 22 e 23 (voltar ao topo)

(Acesso ao evento)

(Chat da secretaria do evento)

Sessão-1 Sessão-2 Sessão-3
Sala/1
Educação e tecnologia
Entre Haters e Trolls: O discurso do ódio e a banalidade do mal - Discursos sobre adolescentes infames no Facebook
Nível: Iniciante


  • Weidson Leles Gomes
Coordenação de mesa:
  • Juliana de Paiva Vieira Soares
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8269)
Letramentos
A resenha crítica como contribuinte para a formação de um aluno-autor
Nível: Iniciante


  • Rosaly de Almeida Lopes
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8337)
Práticas de ensino e tecnologia
Promovendo a argumentação na sala de aula por meio da diversidade de discursos
Nível: Iniciante


  • Simone Albino da Silva Santos
Coordenação de mesa:
  • Thalles Martins Rodrigues
  • Adriane Teresinha Sartori
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8290)
Sala/2
Letramentos
Letramento literário na escola: inserção no mundo da poesia
Nível: Iniciante


  • Luciana Aparecida de Paula Silva
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
  • Ana Cecilia Machado Dias
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8284)
Práticas de ensino e tecnologia
Subsídios de Língua Materna na produção escrita em Português Língua Adicional
Nível: Iniciante


  • Silvana Maria Mamani
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8231)
Universidade e software livre
Softwares livre nas Universidades
Nível: Iniciante


  • Pedro Henrique P. Silva
Coordenação de mesa:
  • Ana Cristina Fricke Matte
  • Heloísa Andreia de Matos Lins
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8243)
Sala/3
Letramentos
Letramento Literário e a formação do leitor crítico no Ensino Médio
Nível: Iniciante


  • Silvana Aparecida Batista e Almeida
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8233)
Práticas de ensino e tecnologia
Ensino de História, Cinema e Ficção: A experiência de um diálogo possível
Nível: Iniciante


  • Luiza Nunes Silveira de Oliveira
  • Maria Thereza Magalhães Gomes de Santana
  • Uilk Henriques Miranda
Coordenação de mesa:
  • Claudia Ricci
  • Miriam H S Motta
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8261)
Saberes e Fazeres Docentes
Ensino de História e Cinema: Prática docente no Ensino Básico e os conceitos de Verdade, Memória e Tempo em obras cinematográficas
Nível: Iniciante


  • Karina Fonseca Soares Rezende
  • Lorenna Fonseca Santos Lança
Coordenação de mesa:
  • Claudia Ricci
  • Miriam H S Motta
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8263)

Dia 23: Conferências (voltar ao topo)

(Acesso ao evento)

(Chat da secretaria do evento)

Sessão-1 Sessão-2 Sessão-3
Sala/1
Universidade e comunidade
Vídeo: De onde vem o UEADSL
Nível: Avancado


  • Ana Cristina Fricke Matte
  • Adelma Lúcia de Oliveira Araújo
  • Thalita Santos Felício de Almeida
Coordenação de mesa:
  • Adriane Teresinha Sartori
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8447)
Ciência aberta
Gestão de pessoas na EaD: tendências, desafios e perspectivas
Nível: Avancado


  • Suzana dos Santos Gomes
Coordenação de mesa:
  • Andréia Teixeira
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8321)
Letramentos
Livro Amigo
Nível: Avancado


  • Sâmia Macedo Ferreira Macedo
Coordenação de mesa:
  • Adelma Lúcia de Oliveira Araújo
(ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO: 8302)
Sala/2
Sala/3
Dúvidas? Escreva para